terça-feira, 14 de junho de 2011

Tan Jiajia, uma nobre patriota


Jiajia durante a sua grande travessia.

Criançada de Macau, ponham os olhos nisto. Uma menina de seis anos nadou 1500 metros entre duas margens do rio Yangtze, na China. Tan Jiajia, o nome desta pequena patriota, estuda na primeira classe de uma escola primária em Lianing, e gastou 27 minutos e 24 segundos a nadar duas margens do maior rio da China em Chongqing. "Ela adora a água. Mesmo quando era bebé, gostava de tomar banho três vezes por dia, senão chorava", disse Yan Xiaogang, tio de Jiajia.


A jovem patriota ao lado dos pais.

A pequena vive com este tio desde que tem um ano de idade, pois os pais trabalham fora. Vendo que a menina gostava muito de água, Yan ensinou-a a nadar, e em 2009 já era o mais jovem membro da história da Fengjie Winter Swimming Society, um prestigiado clube de natação a que já pertenciam o tio e o seu pai, Tan Farong. Acompanhada por vários adultos desta sociedade, Jiajia nadou facilmente entre as duas margens do Yangtze. A sua mãe, a bordo de um barco, encarajou-a durante toda a travessia. "Estou muito feliz", foi tudo o que Jiajia disse depois do esforço. Os pais também estão felizes, e pensam já em preparar a jovem para uma carreira olímpica. E para começar não está nada mal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta gosta de tomar banho três vezes por dia, outros não gostam de tomar banho nem uma vez. Deve ser isto a "lei das compensações"...

Anónimo disse...

O anónimo ou anónima fala por si.

Anónimo disse...

Não falo por mim, falo por certos cheiros que se vão sentindo aqui e ali...