quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dor e desespero


Um pai de duas gémeas siamesas de 15 anos na India pede desesperadamente que as ajudem - ou que as deixem morrer com dignidade. Saba e Farah Shakeel estão juntas pela cabeça desde qu nasceram, e têm sofrido dores de cabeça, dores nas artroses e estão a perder a fala. As meninas chegaram a receber tratamento de um especialista graças à intervenção do príncipe de Abu Dhabi, mas o pai das jovens, Mohammed Shakeel, não pode pagar a continuação dos tratamentos. Shakeel trabalha numa loja de chá, e ganha pouco mais de 800 patacas por mês, que mal lhe chega para alimentar uma família de oito (!). Shakeel considera que a condição das suas filhas é tão miserável que o governo indiano devia permitir o direito à eutanásia neste caso particular.


Há cinco anos, o Sheik Mohammed bin Zayed, dos Emiratos, depois de saber da situação das gémeas através da impensa, visitou-as e levou com ele alguns médicos, incluíndo o Dr. Benjamin Carson, norte-americano especialista em separar gémeos siameses. Na altura as jovens estavam bem de ânimo e de saúde. Só conseguiam andar "à caranguejo", mas gostam de jogar xadrez e ver filmes de Bollywood. Carson descobriu que as jovens partilham uma artéria vital na cabeça, e só têm dois rins no total, ambos no corpo de Farah. Seriam necessárias seis operações para separá-las, e em cada uma destas existia apenas uma em cinco possibilidades de sobreviverem. Perante isto, o pai recusou operar as meninas, apesar do príncipe árabe se ter oferecido para pagar. Passados estes anos, a condição das jovens piorou, e o pobre pai está desesperado sem saber o que fazer. Tamana Ahmad Malik, irmão mais velho das gémeas, diz que as irmãs sofrem "dores insuportáveis" enquanto estão acordadas, o que são pelo menos 15 horas por dia.

4 comentários:

Anónimo disse...

800 patacas por mes.E há quem acha que o salário minimo de 485 euros,cerca de 5000 patacas por mes é pouco em Portugal .È bom saber que por este mundo fora há muitos milhões que vivem muito pior que os portugueses.

Anónimo disse...

Oh minha grande besta lá porque os outros países do 4º ou 5º mundo ganham muito menos que os portugueses já ficas mais contente?? “Com o mal dos outros posso eu bem!” ??? Eu quero lá saber da miséria dos outros,se estamos mal então temos que mudar a nos próprios primeiro e só depois poderemos ou não mudar os outros,nem que seja para emigrar para ter uma vida melhor como faz tanta gente que emigrou para Macau por exemplo.

Anónimo disse...

O anónimo das 17:17 é o português típico, daqueles que estão sempre contentes desde que a miséria do vizinho seja maior. Um país com tanta gente com esse tipo de mentalidade não poderá nunca aspirar a ser um país melhor. Os políticos agradecem...

Anónimo disse...

Lá está : " Duas cabeças pensam sempre melhor que uma "