quinta-feira, 16 de junho de 2011

Respeito


Um artigo de Gonçalo Lobo Pinheiro no Hoje Macau chama a atenção ao número de pessoas que são atropeladas na passadeira no território: 276 só no ano passado. É escandaloso, sem dúvida, e a sensibilização já não resulta. É preciso castigar, se necessário com penas de prisão. Bem, como motorista e peão, tenho visto um pouco de tudo; faço caras feias e quem não me deixa atravessar na passadeira e cara feia a quem passa a minha frente a correr no meio da estrada. Sim, não se pense que estes peões são uns santinhos. Já cheguei a ver alguns a correrem no meio da estrada longe de qualquer passadeira de peões e às vezes quando vêem que não conseguem passar voltam para trás e ficam a rir. A rir depois de ter arriscado a levar com um carro ou autocarro no coiro e esticar o pernil. Além de não se respeitar a passadeira, não se respeitam proibições de estacionamento, lugares reservados a idosos, grávidas e deficientes nos autocarros, muita coisa. Cada coisa que não se respeita em Macau dava um artigo extensivo, e no final um livro bem grosso.

3 comentários:

Anónimo disse...

Seria curioso que dissessem quantos desses atropelamentos foram em passadeiras com semáforos e por culpa dos peões. É que em Macau os peões conseguem ser ainda piores do que os condutores. Se fizessem o que fazem em países bem mais civilizados, nem tinham tempo para voltar para trás e rir, tinham sido passados a ferro sem apelo nem agravo.

Anónimo disse...

Até me espanto que não sejam mais...
Ninguém respeita as passadeiras, a solução é colocar semáforos e um polícia a passar multas pesadas em cada esquina.

Anónimo disse...

Se for com semáforos, têm de estar polícias a passar multas pesadas é aos peões, porque os automobilistas ainda são os únicos que vão respeitando semáforos.