quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Incêndio mata 59 na Tailândia


Foi trágico o início de 2009 na discoteca Santika, em Bankok, na Tailândia. Um incêndio que deflagrou depois de se ter rebentado fogo de artifício dentro do clube nocturno (!?) causou 59 mortos e mais de 200 feridos, entre os 400 foliões que ocupavam o espaço. Outra versão diz ainda que o incêndio foi provocado por um curto-circuito. Entre os mortos encontrava-se um cidadão de Singapura, e entre os feridos japoneses, australianos e holandeses. Algumas destas discotecas chegm a levar mais de mil pessoas, e algumas com condições de segurança que levam muito a desejar. O bombeiro Watcharapong Sri-saard, ouvido no local, disse que a falta de saídas e emergência, número excessivo de escadarias bem como barras de ferro nas janelas do segundo andar dificultaram as operações de socorro. O inglês Andrew Jones, que escapou ileso à tragédia, assegura que "muitos dos clientes encontravam-se extremamente embriagados, e que não conseguiram reagir quando uma grande parte do edifício ruíu, devido às chamas". Um website tailandês descreveu o Santika como "um local onde ocorrem muitos estudantes tailandeses, bem como modelos europeus, que se concentram num grande palco central". Mais um capítulo lamentável na história de acidentes deste tipo na Tailândia. De lembrar que em 1994 uma lei obrigou os motociclistas a usar capacete, mas muitos não o fazem (principalmente turistas "aventurosos"), perante o olhar indiferente das autoridades. Então isto é que é "liberdade"? Ou bandalheira?

2 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Assisti, através do canal 3 da televisão tailandesa, a este trágico incêndio que já ceifou a vida a 64 pessoas e mais de 200 estão com queimaduras, algumas bem graves.

Conheço perfeitamente o local onde se situa este clube nocturno, mas nunca lá passei um fim de ano!...

ANTONIO CAMBETA disse...

A tailândia é um país suigéneres, a lei que foi emitida em 1994 obriga a que os condutores de motociclos usem capacete, mas esta lei indica que que só é obrigatório o uso do capacete nas artérias principais.

Os monjes esses quando andam de moto, não usam capacete, bem como os indianos, este por levarem turbantes, como tal num país com várias mentalidades é dificil haver um consenso total.