domingo, 11 de dezembro de 2016

Pasalubong *


Das Filipinas vieram cá para casa "muchas cosas buenas", como é exemplo este sortido de Polvoron - um biscoito muito parecido com o macaense "bicho-bicho", mas menos seco e mais doce.


Nougat e bolinhas de massa-pão com amêndoas...


Turrones de Casoy. Muito mais macio que o original torrão de Alicante, mas com o "plus" de se poder comer aquele papel que o envolve. É como tomar a hóstia, acho...não sou baptizado.


Sumos instantâneos Tang, que comprei mais pelo facto de serem praticamente dados. Os sabores são calamansi, um parente da lima arraçado de laranja, e dalandan, que é um calamansi maior e mais doce.


"Brownies", nham nham. Da Goldilocks, que é uma marca bestial, das mais conhecidas e de confiança nas Filipinas, mas cuja especialidade são os salgados, e nem por acaso, mudemos de nota...


Bagoong. Estão o ver o "cheiro a bacalhau" português, e o "peixe salgado", na versão local? Pois, nas Filipinas o cheiro característico desta pasta de camarão fermentado é o equivalente desses dois. Mas é divinal, e recomendo para misturar em tudo: massas, arroz, mousse de chocolate, tudo!


Dinuguan, também da mesma Goldilocks. Este prato não é para todos: vísceras de porco (pulmões, rins e fígado, com sorte algum coração) cozinhados no sangue do próprio animal, misturado com algum "suka" (vinagre filipino). Diz-se deste prato que se deve confiar inteiramente na pessoa que o cozinha, mas isso é mito - é bom e recomendo onde quer que tenham a sorte de encontrar. (Na Rua da Praia do Manduco em frente ao homenzinho que vende o Mark-Six há uma tasquinha filipina que faz muito bem).


Aqui deu-me preguiça e decidi copiar esta entrada de há pouco no Facebook. And last but not least...



Não podia faltar o chicharon, claro, que é "apenas" pele de porco frita. Frita mesmo, ao ponto do crocantíssimo, e existe na variedade e com e sem bocados do animal agarrados a ela. 


Houve disto, e muito, muito mais, que mal cabe na dispensa, quanto mais ia ter eu paciência para andar a fotografar aquilo tudo. Filipinas: como sempre, um país muito coco-coco-coco jaaaam...


* Souvenirs, recuerdos, coisas boas


1 comentário:

Anónimo disse...

Meu bom e estimado amigo, pena foi não se ter lembrado dos caramelos de Badajoz. Um abraço.