sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Esne Beltza


Os Esne Beltza são uma banda basca de Donostia (San Sebastián), fundada em 2007 por Xabi Solano, um guipuzcoano que teve a ideia depois de ter participado nos Kontrabanda, segundo projecto do conceituado músico Fermin Muguruza. Foi o próprio Muguruza que sugeriu o nome para a banda. "Esne Beltza" quer dizer em basco "leite negro". O nome deriva do som da banda,  com inspiração predominantemente no "hip hop", "reggae" e "ska", ou seja, música de negros feita por brancos.  E podem crer que para mim foi uma surpresa quando juntei a figura da banda à sua música; os Esne Beltza são brancos, trintões, barbudos...e bascos. E é bestial! O grupo gravou 5 álbuns, o último deles este ano. Vamos então à música propriamente dita.


Este tema tem o título de "Hil Zuten" ("eles mataram"), e é dedicado a Iñigo Cabacas, um natural de Bilbau morto pela polícia em 2012 com um tiro de bala de borracha. Residente em Málaga, Iñigo foi à sua cidade-natal para assistir à partida de futebol entre o Athletic e o Schalke 04, disputada em 5 de Abril, e a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da edição da Liga Europa desse ano. No final da partida, que terminou com um empate a duas bolas, qualificando os bascos, que tinham vencido na primeira mão em Gelsenkirchen por 4-2, registaram-se alguns incidentes entre os adeptos das duas equipas, que levou os Ertzaintza (polícia basca) a recorrer a métodos de dispersão mais duros, incluindo o uso de balas de borracha. Um destes projécteis supostamente "inofensivos" atingiu Iñigo Cabacas na cabeça, e depois de quatro dias em coma no hospital, o jovem acabaria por sucumbir aos ferimentos. A indignação bem patente na raiva com que os Beltza interpretam o tema reside no facto de mais de 4 anos depois as autoridades ainda considerarem a morte de Iñigo "acidental", rejeitando todas e quaisquer responsabilidades pelo falecimento do jovem.


Este é "Ez da Ezetz", ou "não é não", um tema igualmente do último álbum, e que aborda a temática do consentimento nas relações amorosas. Se virem o vídeo (e recomendo que o façam) vão ver como no final aquele indivíduo suspeito e decrépito leva uma lição das meninas que andou a assediar toda a noite na discoteca onde decorre a acção. Bem feita! A canção propriamente dita, que tem um balanceamento notoriamente "reggae" conta com a participação especial de Toni Sánchez, mais conhecido pelo nome artístico "Panxo", vocalista dos "Zoo", um grupo valenciano de "hip hop".


E finalmente um tema ao vivo, "Gora Herria" (a cidade), registado durante um concerto em Donostia a 11 de Setembro de 2011 (é apenas coincidência), com a participação do "padrinho" Fermin Muguruza. E que vivam os Esne Beltza!

2 comentários:

Anónimo disse...

Então filho da puta? Agora já desististe de andares a falar mal das pessoas? Pois é, quem tem cu tem medo...

Leocardo disse...

Ao contrário de vossas reais e desocupadas cavalgaduras, eu trabalho, e tenho mais que fazer do que andar a ser o biógrafo não oficial das vossas "quantidades enormes de chorrilhos (Ah! Ah! Ah!), mas garanto que tenho material de sobra para mais atestados de imbecilidade a vocês, criaturinhas vermiformes do reino dos protozoários - e amanhã é depois é feriado aqui na terrinha. Preparem-se. Ah, e por falar em "medo", não tenho ouvido notícias do vosso "herói", mais conhecido localmente por "Mad reporter", ou "Prof. Pardal". Se souberem também não precisam de me informar do paradeiro, que eu gosto só de mulheres, obrigado.

Com as melhor e mais volumosa dilatação do tecido eréctil me despeço,

Leocardo Montanelas Todanoite.

PS: Imbecis! Ah!