terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Natal de Mourinho e Carvalhal (...e Bruno Ribeiro)


O Manchester United conseguiu a quarta vitória consecutiva na Premier League inglesa, o que valeu ao treinador português José Mourinho passar uma consoada mais tranquila. No "boxing day", a tradicional jornada do principal campeonato em Inglaterra que se joga no dia seguinte ao do Natal, os "red devils" venceram com alguma tranquilidade o aflito Sunderland por 3-1. Os golos foram apontados no primeiro tempo por Danny Blind, e nos últimos dez minutos do encontro, primeiro por Ibrahimovic, e depois neste fantástico golo de Mikhitarian, com um pontapé de escorpião (encontra-se em situação irregular, contudo). O Sunderland de David Moyes, que regressou a Old Trafford na condição de visitante, e com Alex Ferguson a assistir na bancada, ainda reduziu logo no minuto seguinte por Fabio Borini.


 O Man. United continua a ocupar um decepcionante 6º lugar na tabela classificativa da Premier League, mas notam-se progressos na equipa, que pode ainda aspirar a um dos quatro lugares de acesso à Champions League. O Chelsea lidera e está em grande forma; a equipa orientada pelo italiano Antonio Conte obteve a 12ª vitória consecutiva na prova, feito inédito para o clube londrino.


Brinde do bolo rei para Carlos Carvalhal, que levou o seu Sheffield Wednesday a uma vitória em pleno St. James Park, frente ao (agora) ex-líder Newcastle United. Um golo de Glenn Loovens foi o suficiente para derrotar os "geordies", que apesar de serem super-favoritos à subida, sofreram a quarta derrota em casa, onde nunca conseguiram recuperar de uma situação de desvantagem. Mais um Natal com razões para o técnico português comemorar nesta sua aventura em terras inglesas, que teve arranque em Agosto de 2015.


O Sheffield Wednesday chega assim ao 6º lugar, o último de acesso aos "play-off" de acesso à Premier League da próxima época, ainda a 9 pontos do seu adversário de ontem, e a 11 do líder Brighton & Hove Albion, que ocupam os dois lugares de acesso directo ao escalão principal. Carvalhal promete manter o Wednesday a lutar pelos lugares cimeiros.



Menos sorte teve Bruno Ribeiro, o ex-jogador do Leeds e do V. Setúbal, onde chegou a treinador principal. Actualmente treinava o Port Vale, uma equipa dos arredores de Stoke, que disputa a League One, o terceiro escalão da pirâmide do futebol inglês. O projecto que Ribeiro abraçou em Agosto último era ambicioso, e as coisas até não estavam a correr mal inicialmente, mas a última série de dez jogos em que os "valiants" amealharam apenas 7 pontos ditaram o afastamento do técnico português. A derrota em casa ontem com o Walsall foi a última gota, com Ribeiro a deixar a equipa onde jogam os também ex-sadinos Kiko e Paulo Tavares num modesto 17º lugar, com seis de vantagem sobre os lugares de despromoção.

Sem comentários: