domingo, 7 de fevereiro de 2010

Provedor do leitor


Recebi no passado dia 5 o seguinte comentário de José Reis, um dos comentadores de partidas de futebol da TDM, a propósito do post "Notas sobre o CAN", de 25 de Janeiro:

Pois não, anónimo. São maus comentadores e "nódoas" porque tu e o Leocardo - autoridades reconhecidas mundialmente -, o dizem! Sempre achei fascinante a coragem covarde de quem fala ou escreve sob a conveniente capa do anonimato. Existem circunstâncias em que o anonimato é requerido, mas esta não é uma delas. Esta é uma circunstância que gera a pior espécie de maledicência e que é explorada por indivíduos frustrados que fazem "às escuras" aquilo que não podem, ou sabem, fazer "às claras".
Não tiveram tempo para fazer uma única sugestão ou crítica construtiva, mas para dizer mal...
Enfim, haja paciência!

José Reis

PS: Quando estiverem disponíveis, experimentem fazer o comentário de um jogo de futebol. Se calhar, não diziam ou escreviam tantas asneiras.


Gostava em primeiro lugar de agradecer ao José Reis o incómodo, e em segundo lugar deixar claro que nunca, alguma vez neste blogue escrevi que os comentadores da TDM "são maus". Se os comentadores da TDM reagem desta forma a dois ou três comentários menos positivos é porque muito provavelmente não estão preparados para aceitar críticas, o que me deixa um pouco desiludido, ainda para mais quando esses comentários não se referem a nenhum comentador em particular. Não sei por que meio querem os comentadores da TDM receber o feedback do seu trabalho, provavelmente cara-a-cara com desconhecidos, ou talvez através do espaço reservado aos comentários do website da TDM, que como se sabe, não existe.

Já agora gostava de lembrar que a secção de comentários deste blogue é livre, os comentadores não precisam de se identificar e podem exprimir qualquer opinião desde que não ultrapassem os limites do razoável, ou atingam de forma leviana terceiros. Penso que toda a gente tem o direito de desabafar, mesmo que anonimamente, que considera isto ou aquilo "uma nódoa", desde que não produza acusações graves que depois não consegue concretizar se for chamado à responsabilidade. Pelo menos ainda não é crime dizer que não se come porque não se gosta.


É sempre um prazer esclarecer os meus queridos leitores. Grato pela atenção dispensada.

21 comentários:

Anónimo disse...

Mmesmo agora anunciaram uma entrevista com o Félix Pontes e depois deram uma entrevista com o João Fonseca. E depois não gostam que se fale mal. Enfim...

Anónimo disse...

O Reis perdeu as estribeiras. Errar é humano. E não há quem não erre em televisão. Mas este tipo de e-mails não dão bom nome à TDM, nem é assim que se ganha o respeito dos espectadores. Os comentários do futebol são fraquinhos, os dos JO foram uma tristeza e os do GP Macau o cúmulo, mas Macau é pequeno e não há especialistas em todas as modalidades. Já fico feliz por haver comentários em português.


AA

Leocardo disse...

Foi um comentário deixado no post, e não um e-mail.

Anónimo disse...

Parece que a "escola" do arruaceiro Carlos Queiros está a dar frutos em Macau,a sorte do Leocardo é que ninguem sabe quem ele é,porque senão ja tinha levado porrada de muita gente de macau.Mas acho muito bem que o Leocardo continua anónimo neste site,quem gosta gosta quem nao gosta nao gosta.Força Leocardo,continua a mostrar aqui no site os "podres" de macau e da sua gente.

Anónimo disse...

"Mesmo agora anunciaram uma entrevista com o Félix Pontes e depois deram uma entrevista com o João Fonseca"... E depois cortaram a entrevista com o João Fonseca e começaram a passar videoclips. Depois disso não sei o que aconteceu porque desliguei a televisão.

Anónimo disse...

E de quem é a responsabilidade?

Anónimo disse...

Depois passou a entrevista correcta.

De facto houve erro humano, e sem querer desculpabilizar esse facto, trabalhar num local bilíngue, onde o outro lado da barricada não fala Português, e muitas vezes nem Inglês, é muito complicado.
Acreditem, o termo barricada foi utilizado prepositadamente, quem quer que entenda.

Anónimo disse...

Os erros humanos acontecem e a malta sabe perdoar a TDM. Mas um pouco mais de esforço por parte dos seus profissionais não era pedir de mais.


Desculpe Leocardo, pensei que fosse um email dirigido a si. Se foi o comentário no fórum, é difícil saber se foi mesmo o J.Reis que postou ou se foi alguém a tentar prejudicá-lo.

AA

Anónimo disse...

E agora, Leocardo?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, Leocardo?
E vocês, anónimos?
Vocês que não têm nome,
que zombam dos outros,
Vocês que fazem discursos perversos,
que odeiam, que protestam?
e agora, Leocardo?
Fazer o quê?
F.P.

Anónimo disse...

Não percebo porque o Reis poderia ser prejudicado com tal comentário caso não fosse da autoria do próprio.

A TDM é saco de pancada do povaréu que não sabe dar graças por ter um canal em Língua Portuguesa para meia dúzia de gatos pingados que até prefere ver uma Pearl ou uma ATV, qualquer canal merdoso da TV Cabo, do que ver programação na sua língua. Os portugueses não sabem defender o que é próprio, unem-se para desgraçar o que lhes pertence enquanto enaltecem tudo o que vem de fora. Resquícios de complexos de inferioridade!

De uma vez por todas, os tugas insatisfeitos por natureza deviam perceber que as condições de uma TDM não são as de uma RTP, nem em termos humanos nem logísticos, eles fazem o que podem com os poucos recursos ao seu dispôr e muita carolice dos profissionais que ainda têm brio no seu trabalho.

Engraçado que nunca li aqui uma crítica a um jornal de Macau.

Anónimo disse...

O Reis tem toda a razão. Ou já se esqueceram do teor cobardolas, anónimo e maldicente do Blogue anterior do Leocardo???
Só mudou de estilo quando começou a achar que estavam a pressegui-lo...
http://leocardonataipa.blogspot.com/

Anónimo disse...

Guardei o blogue anterior, incluindo comentarios integrais...

Leocardo disse...

Sim, eu fico mesmo chateado quando sou "presseguido". LOL

Anónimo disse...

"...as condições de uma TDM não são as de uma RTP". Porém, a TDM só é uma bosta mesmo quando está em simultâneo com a RTPi, porque essa sim, apesar dos meios, é uma grande bosta. Prefiro 50 vezes a TDM. Só é pena não terem mais produção própria, para nos poupar à imbecilidade da RTP.

Anónimo disse...

Finalmente alguém esclarecido! Afinal sempre há gente com dois dedos de testa nesta terra.

R. Afonso Rodrigues disse...

Mais produção própria?!
Há um programa de informação diária, um de desporto, um de informação generalista, um de entrevistas, um de cultura, um de música, todos garantidos pelos jornalistas da casa! Querem mais o quê?! Praça da Felicidade? O Preço Certo em Patacas? Macau Azul? Macau no Coração? Sitobelei com açúcar? Chiquilengloi?

É as Televendas, já percebi! Com transmissão a partir de Zhuhai e apresentação de Miguel dos Filmes!

A TDM oferece programação própria de relevo, não entretenimento barato e brejeiro!

Anónimo disse...

desculpe lá, leocardo. mas essa de dizer que aqui ninguém é ofendido com os comentários é mentira. o meu amigo severino já foi muitas vezes ofendido e você não retirou os comentários.

Anónimo das 09:59 disse...

O R. Afonso Rodrigues deve ter percebido mal o que eu disse...

R. Afonso Rodrigues disse...

Não, caro anónimo, percebi o que disse, apenas quis aproveitar a deixa da produção própria para aqueles que ainda acham que a TDM está parada.

Anónimo disse...

A tdm é uma merda parada no tempo. Canais por cabo com um décimo dos recursos têm melhor qualidade que aquilo. Até a imagem é bera!

Anónimo disse...

Contentar imbecis é fácil! Se prefere a cabo, com programação padrão, repetida em ciclos de 5 horas só por causa da imagem, isso diz muito de si.