sábado, 27 de fevereiro de 2010

Encontros Imediatos




Confesso que fiquei estupefacto, pois aguardava ansiosamente a nova série que a TDM transmite às sextas-feiras à meia-noite. Nos últimos meses tinham mostrado "A Guerra", um documentário bastante deprimente da autoria de Joaquim Furtado, e esta semana anunciaram "Encontros Imediatos", que como o nome indica, é sobre OVNIs....em Portugal.

O primeiro episódio falou de uns certos encontros com seres do outro mundo registados em Évora, em 1959. Um grupo de pessoas bastante credíveis, com empregos sólidos e sem sinais evidentes de demência, alcoolismo ou outra doença mental, afirmaram ter visto aquilo que se assemelha a um disco voador, e "do céu caíu uma substância semelhante a teias de aranha, a que chamaram 'cabelos de anjo'".

Estou parvo como nunca tinha ouvido falar disto antes. Um evento desta envergadura devia constar dos manuais da História de Portugal, e deve ter sido a única coisa que de falou no país entre 1959 e 1960. O problema é que nada disto deve ser verdade, e este "Encontros Imediatos" não passa de uma espécie de X-Files à portuguesa, só que sem agentes Mulder e Scully, e apresentado na forma de um documentário sério com provas e testemunhos reais.

Como o episódio não teve uma conclusão concreta, que seria o Presidente da República afirmar que sim, que os OVNIs existem e tudo aquilo é verdade, só posso depreender que os ETs passaram por Évora, que até é uma linda cidade, e não gostaram, pois não voltaram mais lá.

Mal posso esperar pelos episódios sobre OVNIs em Ferreira do Alentejo (3º episódio) ,em Ferreira do Zêzere (4º episódio) ou na OTA (10º episódio). Epá se eu fosse extra-terrestre, aterrava o OVNI em pleno Rossio e ia às compras no Chiado, mas é.

7 comentários:

Anónimo disse...

«A Guerra", um documentário bastante deprimente da autoria de Joaquim Furtado».

O Mário Castrim do delta das pérolas...

Leocardo disse...

Pode ser. Só que ao contrário do Castrim, vivo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro Leocardo,não tem que esperar pelos "encontros imediatos" ai em Macau,está tudo no youtube.E já vi tudo na rtp2 que deu no ano passado e gostei muito visto que sou crente em Ovnis.Mas para quem não acredita em Ovnis e Extraterrestes,é melhor não perderem tempo,não vejam.

Anónimo disse...

"Mário Castrim do Delta das Pérolas" é realmente o nome certo para o Leocardo. É o nome em que eu gostaria de ter pensado para definir o Leocardo e não consegui. Parabéns, anónimo das 5:27!

De qualquer forma, este Castrim do Delta das Pérolas pode-nos ser útil. Quando preciso de saber se um programa tem qualidade e nos ensina alguma coisa, leio a crítica do Leocardo. Se ele chamar "bastante deprimente" ao programa, já sei que é um programa de qualidade e com interesse histórico.

Anónimo disse...

OVNIS com interesse histórico. Aqui aprende-se muito.

Anónimo disse...

Sempre é mais interessante que o futebol.

Anónimo disse...

Acho que não percebeu, anónimo das 19:36. Não é ao programa dos ovnis que o Leocardo chama "bastante deprimente", é a "A Guerra" do Joaquim Furtado. Portanto, o que tem interesse histórico é "A Guerra" e não o programa dos ovnis.