sábado, 13 de maio de 2017

O fenómeno Oriol Ansina


Este simpático senhor na imagem é Oriol Ansina, um treinador de futebol catalão que se tornou um autêntico fenómeno em Espanha. Nascido em Arenys de Mar, província de Barcelona, Asina fez toda a sua carreira de futebolista nos escalões regionais da Catalunha, e quando "pendurou as chuteiras" em 1997, aos 29 anos, foi treinar o último clube que representou como jogador, o Unió Esportiva Llagostera, que disputava a terceira divisão terrotorial catalã - o nono escalão. Mal ele e os pouco mais de 8 mil habitantes daquela localidade da província de Girona sonhavam que aquele era o início de uma grande aventura.


Depois de vários anos nas ligas regionais, o Llagostera começou a "engrenar" em 2006, quando subiu ao sétimo escalão, e a partir daí foi só preciso esperar mais seis anos para que o clube ascendesse pela primeira vez na sua história aos campeonatos nacionais, neste caso à 2ª divisão. Isto colocou vários problemas àquela diminuta entidade desportiva, que tinha um relvado sintético, o que não era permitido, e ao próprio Alsina, que não tinha credenciais para treinar no terceiro escalão. O Llagostera resolveu o primeiro problema instalando um tapete verde natural, e colocando no banco o técnico Lluís Carrillo, enquanto Alsina ficava como director-desportivo, mas treinador de facto da equipa principal de futebol.


A 2ª divisão B parecia uma missão impossível para um clube da dimensão do Llagostera, e de facto os catalães só ficaram neste escalão dois anos, porque em 2013/2014 o ainda mais impensável aconteceu: a subida à II Divisão. Com um orçamento diminuto e uma "afición" que não chegava para encher uma bancada da maior parte dos estádios onde jogava, e já com um "acreditado" Alsina no banco, o Llagostera obteve um excelente nono lugar na época de estreia na divisão de prata, a quatro pontos de um lugar nos "play-off" de acesso à Liga BBVA. No ano seguinte as coisas correram menos bem, e o Llagostera regressou ao terceiro escalão.


Este ano, já com os pés mais assentes no chão e ainda com Alsina no comando da equipa, o Llagostera garantiu a semana passada a manutenção no Grupo 3 da II divisão "B", e o mítico treinador do emblema catalão aproveitou para anunciar a sua saída no final da temporada. Alsina pediu desculpa por não ter conseguido levar o clube à primeira, e diz que está aberto a convites "de grandes clubes" - tão bem humorado que ele é. Mas pode-se dizer que estes vinte anos no Llagostera projectaram o nome de Alsina, que agora está disposto a ir fazer milagres para onde estejam interessados em requisitar os seus serviços. Estará mais alguma equipa dos escalões inferiores da Espanha interessada em sair do anonimato?


Sem comentários: