domingo, 31 de março de 2013

Liga de Elite - 9ª jornada


Regressou este fim-de-semana a Liga de Elite de Macau, depois de uma pausa de duas semanas para compromissos da selecção. A 9ª jornada, última da primeira volta, confirmou o desiquilíbrio entre as formações da primeira e segunda metade da tabela. A diferença entre quarto e quinto classificados é de seis pontos, e a disparidade no “goal-average” cifra-se em mais de quinze golos.

A jornada arrancou na sexta-feira com o Ka I-Kuan Tai, com a equipa de Josecler a chamar a si a vitória pela margem minima, mas com o golo decisivo a ser apontado apenas no terceiro minuto de compensação, autoria de Nicolas Torrão, o artilheiro-mor do campeonato. O Kuan Tai de João Rosa provou mais uma vez ser um osso difícil de roer, apesar de não ter o estofo necessário para se intrometer na discussão dos lugares da frente. É, por assim dizer, o “primeiro dos últimos’.

O Sábado o programa iniciou-se com a maior goleada da Liga até ao momento, com o Benfica a esmagar o Kei Lun por expressivos 11-0 – um resultado que já não se usa. Os encarnados, em nítida subida de forma, não deram qualquer hipótese ao seu adversário, e já vencia por cinco golos de diferença ao intervalo. Pio Júnior foi a figura do encontro, ao apontar quatro golos. Luís Martins e Luís Ferreira marcaram dois cada, Vinício Morais Alves, Fabrício Lima e Marcus Tavares marcaram os restantes. Seguiu-se o jogo grande desta ronda, o Monte Carlo-Lam Pak, que terminou com a vitória dos primeiros por cinco bolas a uma. Esperava-se mais equilíbrio, e o Lam Pak até começou bem, com Wilton a inaugurar o marcador logo aos dois minutos. O Monte Carlo empatou aos 23 por Tou Wai Keong, e o Lam Pak viu-se reduzido a dez unidades quando o defesa Lam Ka Pou foi expulso ainda antes do intervalo. Os “canarinhos” aproveitaram bem a vantagem numérica, e construíu um resultado volumoso no segundo tempo. Tou Wai Keong bisou, o brasileiro Filipe de Souza marcou também por duas vezes, e Chan Man fechou a contagem.

Finalmente esta tarde concluíu-se a ronda, com a Polícia a bater sem dificuldade os Sub-23 da AFM por três bolas a zero. O “agente” Cheong Loi mostrou serviço ao apontar dois golos, enquanto o suplente Cheon Chi Lon fechou a contagem nos descontos. O onze da PSP termina a primeira metade da época numa posição tranquila na tabela, enquanto a jovem equipa patrocinada pela AFM afunda-se cada vez mais, sem um único ponto conquistado até ao momento. Numa partida terminada há poucos minutos o Chao Pak Kei confirmou o bom momento de forma e venceu o Lam Ieng por 3-1, recuperando de uma desvantagem ao intervalo. Lin Lei Yi bisou, depois de Eduardo Tong igualar a partida para o CPK. A classificação é liderada pelo Monte Carlo com 27 pontos, com vitórias em todos os nove jogos da primeira volta. O Ka I tem 24, Benfica 21, Lam Pak 18, Kuan Tai 12, Polícia e Lam Ieng 10, Chao Pak Kei 9, Kei Lun 3 e Sub-23 zero pontos.

Sem comentários: