domingo, 24 de março de 2013

A caminho do Brasil


S1-1F 发布人 omfgoals
A Espanha "escorregou" em casa frente à modesta Finlândia.

Realizaram-se este fim-de-semana um pouco por todo o mundo jogos de qualificação para o Campeonato de Mundo de Futebol que se realize no próximo ano no Brasil. Na Europa registaram-se algumas surpresas, bem como goleadas para todos os gostos.

No Grupo A da zona europeia, a Croácia e a Bélgica repartem a liderança, cada vez mais isoladas. Os croatas bateram a arqui-rival Sérvia por duas bolas a zero, enquanto os belgas foram à Macedónia vencer pelo mesmo resultado. Os dois países lideram com 13 pontos, mais sete que o País de Gales, terceiro classificado. Sérvia e Macedónia têm quatro pontos, enquanto a Escócia se mantem em último, com apenas dois pontos em cinco jogos.

No Grupo B a Itália descansou, e realizou um particular com o Brasil, que terminou empatado a duas bolas. A Bulgária goleou Malta por 6-0 e isolou-se no segundo posto com 9 pontos, menos um que os italianos. No jogo grande da ronda a Dinamarca foi a Praga bater a Rep. Checa por convincentes 3-0, partilhando o terceiro lugar com os checos com 5 pontos. Arménia com 3 pontos e Malta com zero parecem já não entrar na discussão por uma vaga no mundial.

No Grupo C a Alemanha confirmou o favoritismo e foi ao Cazaquistão vencer por 3-0, reforçando a liderança, agora com cinco pontos de vantagem para a Suécia. Os suecos empataram em casa com a Rep. Irlanda, e a Áustria aproveitou para se “colar” ao terceiro posto depois de uma goleada por 6-0 contra as Ilhas Faroe. Suécia tem oito pontos, Áustria e Rep. Irlanda têm sete, e as três selecções ambicionarão apenas um lugar no “play-off”, atrás dos alemães.

No Grupo D, a Holanda segue 100% vitoriosa, e desta vez a vítima foi a Estónia, que caíu em Amesterdão por esclarecedores 3-0. Hungria e Roménia encontraram-se em Budapeste e empataram a duas bolas, repartindo o segundo posto com 10 pontos, já a cinco dos holandeses. A Turquia, que tem sido uma desilusão, venceu por 2-0 em Andorra e permanece na quarta posição com seis pontos.

O Grupo E a Suíça mantém a liderança com 11 pontos em cinco jogos, apesar do empate a zero no Chipre. A Noruega não aproveitou para se aproximar dos helvéticos no topo, perdendo em casa para a modesta Albânia por 0-1. Os albaneses ocupam um surpreendente segundo lugar com 9 pontos, a par da igualmente sensacional Islândia, que foi à Eslovénia vencer por 2-1. Noruega tem 7 pontos, Chipre 4 e Eslovénia é última com 3 pontos.

No Grupo F, o grupo de Portugal, a Rússia continua firme no primeiro posto, apesar do jogo em Belfast frente à Irlanda do Norte ter sido adiado. Os russos têm mais quatro pontos que Portugal e Israel, que empataram 3-3 em Telavive, e ainda menos um jogo. Luxemburgo e Azerbeijão empataram a zero, e mantêm-se no fundo da tabela ainda sem qualquer vitória. Portugal visita o Azerbeijão na terça-feira, um jogo em que é obrigatório vencer.

No Grupo G a Bósnia isolou-se na liderança após bater a Grécia por 3-1, deixando os gregos do português Fernando Santos agora a três pontos. Os restantes encontros terminaram com empates a uma bola, o Eslováquia-Lituânia e o Lietchenstein-Letónia. Os eslovacos ocupam o terceiro lugar a dois pontos da Grécia, enquanto as restantes selecções estão longe de aspirar a uma vaga no mundial do Brasil.

No Grupo H a Inglaterra venceu em São Marino por 8-0, a maior goleada da jornada, mas continua a dois pontos do surpreendente Montenegro, que foi vencer à Moldávia pela margem minima. A Ucrânia foi vencer à Polónia por 3-1, e partilha o terceiro posto com os polacos, mas a seis pontos dos ingleses e oito dos montenegrinos. Dificilmente teremos polacos e ucranianos no próximo ano no Brasil.

Finalmente o Grupo I, onde a super-Espanha se deixou surpreender em casa frente à modesta Finlândia, com um empate a um golo. A escorregadela dos actuais campeões da Europa e do mundo permitiu que a França se isolasse no primeiro posto com dois pontos de vantagem. Os franceses cumpriram e bateram a Geórgia em Paris por 3-1. França tem 10 pontos, Espanha 8, Geórgia 4, Bielorrússia 3 e Finlândia 2.


A Colômbia confirmou as suas credenciais e esmagoua congénere boliviana.

Na zona sul-americana, e sem o Brasil, que se qualifica automaticamente como país anfitrião, Argentina e Colômbia continuam a mostrar credenciais. Os argentinos bateram a Venezuela em Buenos Aires por 3-0, com dois golos de Higuaín e um de Messi, e a Colômbia fez ainda melhor, esmagando a Bolívia em Barranquilla por 5-0. O Uruguai não foi além de um empate em casa a uma bola com o Paraguai, enquanto o Perú bateu o Chile por uma bola a zero. Argentina tem 23 pontos, Colômbia 19, Equador 17, Uruguai 13, Venezuela e Chile 12, Perú 11, Bolívia e Paraguai 8. Os quatro primeiros qualificam-se directamente para o mundial, enquanto o quinto classificado disputa um “play-off” com o quarto classificado da CONCACAF, a zona da América do Norte, Central e Caraíbas.


Um golo de Clint Dempsey aos 16' valeu uma vitória preciosa dos Estados Unidos frente à Costa Rica.

E por falar em CONCACAF, aí disputou-se a segunda jornada da fase final de apuramento, com os Estados Unidos a serem a única selecção vitoriosa, batendo a Costa Rica em Denver por uma bola a zero. O México, um favorito crónico, foi às Honduras empatar a dois golos, enquanto a Jamaica não foi além de um empate caseiro a uma bola contra o Panamá. Honduras lideram com 4 pontos, Estados Unidos 3, Panamá, México e Jamaica 2, Costa Rica 1.

Na zona asiática, os jogos da sexta jornada da fase final disputam-se esta terça-feira, com os jogos Uzbequistão-Líbano e Coreia do Sul-Qatar no Grupo A, e o Austrália-Omã e Jordânia-Japão no Grupo B. Os japoneses precisam apenas de um empate para garantir a qualificação para o mundial. Na zona Africana os jogos repartem-se entre sexta-feira a hoje, Domingo, enquanto na Oceânia a Nova Zelândia garantiu o primeiro lugar da fase final ao bater a Nova Caledónia por 2-1 na sexta-feira. Os neo-zelandeses vão discutir uma vaga no mundial do Brasil com o quinto classificado da zona asiática.


Sem comentários: