sábado, 22 de dezembro de 2007

Um Natal assim


Ainda me lembro do primeiro Natal que passei por terras do Oriente. Foi o primeiro ano em que abriu o "Bolo de arroz", e nessa quadra natalícia, o bolo rei foi mesmo rei. Desde então passei sempre o Natal em Macau. É complicado ir a Portugal apenas por uma semana. Um investimento complicado e despropositado. Além disso o grosso da minha família encontra-se aqui a residir.

Nos últimos anos tem-se sentido mais o espírito natalício no território. Lembro-me que no início as decorações natalícias cingiam-se a uma bolinha aqui, um Pai Natal ali, árvores de Natal nas repartições públicas. Hoje temos praticamente toda a cidade engalanada, com uma gigantesca árvore no centro do largo do Senado, e presépios de fazer corar de inveja muitas cidades ditas "cristãs". Já lá vai o tempo em que era preciso dar um pulinho à vizinha Hong Kong para se sentir o verdadeiro espírito natalício.

Há quem prefira passar o Natal em climas quentes. Daí que muitos dos nossos compatriotas já estejam na Tailândia. Para mim Natal sem frio não é Natal. E por falar nisso, onde anda o frio? Um Natal cheio de paz para todos, onde quer que o decidam passar.

Sem comentários: