quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Chen na merda


O ex-presidente de Taiwan, Chen Shui-Bian, foi ontem detido sob acusações de corrupção, apropriação indevida de dinheiros públicos, branqueamento de capitais, ocultação de prova, entre outros crimes. Chen foi presidente da província rebelde da R.P. China entre 2000 e 2008 e era adepto da independência da ilha, quando o seu partido, o Partido Progressista Democrático, perdeu as eleições para o Kuomitang de Ma Ying-Jun, actual presidente de Taiwan. A detenção de Chen gerou uma onda de protestos na ilha nacionalista, com milhares de apoiantes do ex-presidente a sairem à rua e acusarem o actual executivo de quererem colcar em causa a autonomia da ilha. Um idoso de 79 anos chegou mesmo a imolar-se em frente ao palácio do Governo, alegando que o Kuomitang "tirou 30 anos da sua vida".

1 comentário:

Anónimo disse...

Desiludido perante a corrupção em Taiwan, «um idoso de 79 anos chegou mesmo a imolar-se em frente ao palácio do Governo, alegando que o Kuomitang 'tirou 30 anos da sua vida'».

Se o exemplo fosse seguido entre nós e contabilizados os anos de vida que nos têm tirado, a frente do Palácio de S. Bento ia parecer um campo de batalha depois de um conflito. E Portugal seria um deserto bem maior do que a Margem Sul...