sábado, 10 de setembro de 2016

É hoje! Garaipena ekarriko!


É hoje! Dois anos, quatro meses e treze dias depois da última visita, o grande CLUBE ATLETICO OSASUNA regressa ao Santiago Bernabéu para defrontar o Real Madrid para a Liga Espanhola. O conjunto osasunista, o orgulho de Pamplona, bem como de toda a Navarra, foi despromovido na época de 2013/2014, após uma combinação de resultados no mínimo estranha, com um "arranjinho" entre os madrilenos do Getafe e do Rayo Vallecano, tendo os últimos permitindo a vitória dos primeiros no seu reduto por 2-1, deixando assim o Osasuna no 18º lugar - agora estão os dois na Segunda, bem feita!


Como um mal nunca vem só, o Osasuna esteve envolvido num caso de corrupção desportiva, que felizmente teve um final menos mau no início deste ano, com o clube a ser ilibado desse crime como pessoa colectiva, tendo ficado deliberado que a instituição foi "vítima" de má gestão. Contudo...


...a época de 2014/2015 na Segunda Liga foi um enorme sufoco, e o Osasuna esteve mesmo prestes a descer à II "B", o que seria uma primeira vez, desde que o clube subiu da Terceira em 1976/77. Depois de uma vitória em casa por 2-0 frente ao Recreativo de Huelva na penúltima jornada, aos "rojillos" bastava um empate no derradeiro encontro da época no Estádio de la Nueva Creu Alta, em Sabadell, pois em caso de empate pontual com o Racing Santander, os cantabrianos levariam vantagem no confronto directo. As coisas estavam a correr muito mal para o Osasuna, que aos 17 minutos perdia por 2-0, enquanto nos Pajaritos em Numancia, o Racing levava vantagem contra a equipa da casa. David García reduziu aos 77 minutos, e já nos descontos o defesa Javier Flaño marcou o golo que deu a salvação aos navarros. Flaño, cujo irmão gémeo Miguel também joga no Osasuna, viu recentemente o seu contrato ser renovado até final da época 2017/2018, isto apesar de se ter lesionado com gravidade nesta pré-temporada, e falhar todo o campeonato. Em Pamplona sabe-se ser grato com quem dá tudo o que tem pelo clube da cidade.


Ao leme durante aquele quase-naufrágio esteve este homem, Enrique Martín Monreal Lizárraga, conhecido apenas por Quique Martín, que foi também ex-jogador do clube, no qual fez praticamente toda a sua carreira como futebolista. Longe de ser um mestre em matéria de táctica - há quem o critique pelas suas estratégias marcadamente defensivas - Quique consegue tirar dos jogadores aquilo que eles nem sabiam que tinham, e é um motivador como poucos. Vejam este vídeo onde o próprio mostra com que canção motivou os jogadores durante a última época:


Uma versão em castelhano do clássico de Gloria Gaynor, "I will survive", portanto. E a motivação esteve mesmo na origem de uma espécie de milagre operado por este treinador, que foi mesmo votado uma das 50 personalidades mais importantes da Comunidade Autónoma de Navarra, pois após o escândalo de corrupção, e com uma dívida que os impedia de inscrever jogadores...


...Quique montou uma equipa com os jogadores que tinham contrato, juntando-lhes um lote saído da  "cantera" de Tajonar, onde fica o centro de formação do Osasuna. Assim surgiram na primeira equipa nomes como Miguel Olavide, Álex Berenguer, Aitor Buñuel, Mikel Merino, que este ano assinou pelo Borussia Dortmund por 3,5 milhões de euros, ou ainda Kenan Kodro, filho do antigo internacional bósnio Mehmet Kodro, que se destacou nos anos 90 pela Real Sociedad e Tenerife, com uma curta passagem pelo Barcelona. Apesar de ninguém dar muito pela equipa, devido à falta de experiência e a ausência de uma referência no centro do ataque...


...o Osasuna acabaria por fazer outra vez a festa, mas desta vez a do regresso à Liga BBVA. E foi preciso fazer novamente das tripas coração; depois de uma derrota caseira frente ao Huesca na penúltima jornada, os "rojillos" estavam obrigados a ir vencer a Oviedo e dependiam ainda de terceiros para chegar ao "play-off", uma vez que os dois lugares da subida directa estavam já assegurados pelo Alavés e Leganés. Mas os deuses estavam do lado do Osasuna, que goleou no Estádio Carlos Tartiere por 5-0, e beneficiou da derrota inesperada do Real Zaragoza na deslocação ao já despromovido Llagostera, e por números ainda mais surpreendentes: 2-6! No "play-off" foi sempre a somar, com vitórias claras contra dois conjuntos catalães, primeiro o Gimnástica Tarragona, e depois o Girona. Estava consumado o regresso, e curiosamente...


...a única personalidade do desporto português a felicitar o Osasuna pela subida foi Nuno Espírito Santo, actual treinador do FC Porto, e que como guarda-redes defendeu as redes do clube navarro na época de 2000/2001, na altura por empréstimo do Deportivo. 


O Osasuna é um clube que pode ter rivais, tal como qualquer outro, mas dificilmente terá inimigos. Um dos emblemas mais queridos de Espanha, é também conhecido pela sua incansával "afición", que nunca se cansa de apoiar. Na época passada o Osasuna foi o clube da Liga Adelante que mais adeptos levava aos jogos fora de casa, bem como...


...o que mais enchia o seu estádio, o mítico El Sadar, baptizado com o nome do rio que atravessa Pamplona.


Ssssim, exacto. Não liguem àquele turista ali na imagem, mas aí está o sumptuoso El Sadar, que esta época já recebeu o encontro entre a Osasuna e a Real Sociedad, um "derby" regional que terminou com a vitória dos visitantes por 2-0, um resultado menos conseguido para o Osasuna, que na primeira jornada havia obtido um empate a um golo no La Rosaleda, reduto do Málaga. A equipa vai assim ao Santiago Bernabéu no 15º lugar do campeonato, com um ponto em duas jornadas.


Com os pés bem assentes na terra, Quique Martín já havia avisado a meio das celebrações pela subida há dois meses, que este ano ia ser de sofrimento, devido à falta de verba do Osasuna. E como podem ver naquela tabela em cima, o Real tem um plantel com um valor de mercado trinta vezes superior aos "rojillos", pelo que são amplamente favoritos para o desafio que terá lugar daqui a umas horas na capital de Castela. A história também não abona a favor dos visitantes, que nos últimos 40 anos só perderam uma vez em casa para o Osasuna. Um momento memorável, esse, em...


...30 de Dezembro de 1990. E lá este ele outra vez - obrigado, pá! E de facto assim foi, na época de 1990/91, na 16ª jornada do campeonato espanhol, que o Osasuna foi a Chamartín obter uma vitória histórica, com uma goleada por 4-0. Foi um ano para recordar, esse, com os "rojillos" a terminar a Liga na 4ª posição, melhor classificação de sempre a par da época de 2005/2006, e apenas a um ponto do Real Madrid, a dois do Atlético e doze do indiscutível campeão Barcelona, que obtinha o primeiro de quatro campeonatos consecutivos com o holandês Johann Cruijff como treinador. 


Passas amargas para os merengues, quando no penúltimo dia desse ano de 1990 uma equipa recheada de estrela como Emilio Butragueño, Michel, Manuel Sanchís, Gheorge Hagi ou Fernando Hierro, e sob o comando de Alfredo di Stefano foi completamente vulgarizada pelo Osasuna de Pedro Zalbelda. Tarde inspirada para o polaco Jan Urban, que fez um "hat-trick", tendo o outro golo sido marcado pelo defesa Iñigo Larrainzar, que dois anos mais tarde se transferiu para o Athletic Bilbao, onde viria a ser uma das peças chave na equipa que foi vice-campeã em 1997/98, sob o comando de Luís Fernandez. 


Mas os tempos agora são outros, e quem tiver uma "fezada" que o Osasuna repete hoje aquela "gracinha" de há quase 26 anos, pode apostar e ver o seu investimento ter um retorno de 200 vezes (!). Uma simples vitória do Osasuna garante um retorno de 28 vezes o capital apostado. E o que é aquilo sobre Cristiano Ronaldo marcar "dois ou mais golos"?


Exacto, o "craque" português está recuperado da lesão contraída na final do Euro, e vai regressar logo contra o Osasuna - é preciso ter azar. E é mesmo muito provável que jogue, pois encontra-se na lista de convocados por Zinedine Zidane, que deixou de fora alguns dos seus "galácticos", já a pensar na série de 7 encontros que os merengues realizarão nas próximas 3 semanas, que incluem já desafios a contar para a Champions League.

Bem, vai ser preciso mais que sorte para sair de Madrid com um resultado positivo, mas pelos vistos o misterioso osasunista que vimos mais acima já lá esteve, e espero que tenha lá deitado um mau-olhado como fez em Roma antes do jogo do FC Porto para o "play-off" da Champions. Será que vai resultar?


Seja como for, de uma coisa podemos ter a certeza: o Osasuna NUNCA desiste, e NUNCA vira a cara à luta! É esse o espírito da "Indar Gorri", a força vermelha que hoje promete encher o Santiago Bernabéu. Aupa Osasuna!!!



Sem comentários: