sexta-feira, 25 de março de 2016

Quem é João José Horta Nobre? (parte I)



Nota prévia: este é um artigo cuja extensão e (constante) aparecimento de novos dados não permitem fazer numa só parte. Contudo não queria ir de férias sem deixar aqui um pequeno "aperitivo". Bon apétit.

Quem é João José Horta Nobre? Uma pergunta interessante esta, e quando digo "interessante", falo do ponto de vista da Psicologia Anormal. Este personagem que se desdobra em várias que confirmam o que a primeira diz, ou validam as suas asserções, qual delas a mais delirante, diz-se "Doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra" - será? Não consigo provar que não é, de facto, nem consigo provar sequer que a pessoa de que vou falar a seguir não se chama realmente João José Horta Nobre, ou se este é um aliás, mas de uma coisa tenho a certeza: trata-se de alguém com sérios problemas de socialização. Sem ousar fazer um diagnóstico que só seria da competência de um profissional de saúde da área da Psiquiatria, faço mesmo assim um prognóstico: este indivíduo sofre de esquizofrenia paranóica. Vinde e vide o que descobri:


Três comentários seguidos, todos no mesmo dia em que no "post" Provedor do Leitor de 19 de Março deixo a promessa de vir a abordar este tema - atenção: ABORDAR O TEMA. Nunca prometi quaisquer revelações, até porque para mais não sou profeta nem nada que se pareça. Contudo parece que toquei ali em algum nervo, e além destes comentários que acabei por publicar, outros há que guardei bem guardados, contendo um rol de ameaças que eu chamaria de "imaginativas", e não fossem eles anónimos, a pessoa que os fez ia precisar de ainda mais imaginação para os explicar a quem de direito. Ou podia simplesmente tentar concretizar, mas este tipo de cobarde já estou eu farto de aturar, e sinceramente não dá sequer para sentir pena, quanto mais levar a sério.


Esta é a tese de doutoramento defendida pelo tal João José Horta Nobre, na Universidade de Coimbra. Parece tudo em ordem, sim senhor, e quem sou eu para duvidar? Agora há algo que me deixa intrigado: com este "pedigree", como se explica o comportamento errático da personagem? E porque não dá também a cara - certamente que um doutorado em História Contemporânea não estará no topo dos alvos a abater pela Camorra napolitana. Deixem-me contudo lançar mais uma acha para a fogueira da dúvida:


Muito bem, obrigado pela paciência, e como disse mais acima, isto ainda não é tudo o que tenho a respeito do personagem. O FireHead, aliás bloguístico do Hugo Gaspar, é um dos alvos predilectos deste João José Horta Nobre, e não é preciso sequer ter o ensino básico completo para perceber que é o próprio que manda estes comentários como anónimo, quer no meu blogue, quer no dele, que noutros que mais tarde vou aqui abordar - e que comentários! Curioso como o Hugo Gaspar menciona aqueles dois artigos do Diário de Notícias. Terão sido MESMO publicados no DN?


Eu não acredito que o DN tenha publicado este artigo (ver link) e ainda o outro (idem) que o Hugo refere. Não por terem sido escritos com os pés, e com toda a certeza que alguém com um doutoramento em História Contemporânea nunca faria uma análise tão tendenciosa, minada de preconceito e recorrendo a uma linguagem que na melhor das hipóteses eu consideraria de "familiar". Vão lá e vejam com os próprios olhos, mas mais importante do que isso, vão até à secção dos comentários, e vão ver isto:


E o que tem de especial? Bem, mesmo sem ler os artigos, dá para entender de imediato que os comentários não são sobre o mesmo assunto - é elementar. E antes de ir directo a uma das provas que me faz duvidar das valências deste personagem, vejam mais estes:


Terramotos? Desemprego na região Norte? António José Seguro? Cigarro electrónico? Sem dúvida que fica mesmo bem ali aquela "conversa de merda" sobre o autoclismo, pois o que  deixa esta história a cheirar mesmo mal, é que os comentários são exactamente os mesmo em ambos os artigos! Todos os 98 deles! Podem ir lá verificar por vocês mesmos, e a seguir tentem responder a isto se souberem: quem falsifica uma coisa destas, não é capaz também de "desenrascar" um doutoramento em seja lá o que for? E porque é que NINGUÉM se identifica em defesa do personagem, se se trata apenas de um "doutorado em História", e não de um "menino de ouro" do budismo tibetano? 


...e  o Leocardo prova. E o que pode ele provar? Que "só existe um João José Nobre Horta"? Ora ainda bem, e um só já é mais um do que o recomendável para a saúde. Perante isto e o que mais ainda está para vir, a pessoa em questão podia muito simplesmente dar-se a conhecer e provar para lá de qualquer dúvida que é realmente quem afirma ser, e eu apresentaria humildemente um pedido de desculpas. Mas é claro que isso nunca vai acontecer, portanto...

(CONTINUA)


1 comentário:

Karocha disse...

Publicou sim caro Leocardo .