terça-feira, 17 de março de 2015

Premier League - 29ª jornada



Mais uma ronda da Premier League, o topo da (imensa) pirâmide do futebol inglês, e com a entrada nas últimas dez jornadas ainda há muito para decidir, e 27 pontos para disputar. No Sábado tivemos nem mais que dois "derbies" londrinos, com o Crystal Palace a vencer no seu reduto em Selhurst Park o cada vez mais aflito Queens Park Rangers por 3-1, enquanto no imponante Emirates o Arsenal não teve problemas em golear o medíocre embora tranquilo West Ham por três bolas a zero, com golos de autoria de Olivier Giroud, Aaron Ramsey e Mathieu Flamini. A equipa de Arséne Wenger tem esta noite um teste "a doer" no Mónaco, a contar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, onde vai tentar recuperar uma desvantagem de 1-3 trazida da primeira mão em Londres. A nível doméstico os "gunners" prosseguem a sua impressionante série de vitórias no campeonato, somando agora a quinta consecutiva e décima nas 12 últimas partidas, mantendo o terceiro lugar a apenas um ponto do vice-líder, o Manchester City.



Isto porque o City foi ao reduto do penúltimo classificado, o Burnley, perder por uma bola a zero, com um golo de George Boyd que vale ouro para os locais, que foram campeões duas vezes, em 1921 e 1960 - são um bocado como o cometa Halley no que toca aos títulos, portanto. Com esta derrota, a segunda nos últimos três encontros, a equipa de Manuel Pellegrini ficou a cinco pontos do líder Chelsea, e com mais dois jogos realizados, e com o terceiro classificado Arsenal a apenas um ponto. Nos restantes jogos de Sábado destaque para o Aston Villa, agora orientado por Tim Sherwood, que somou a segunda vitória consecutiva, ficou mais longe dos lugares de despromoção e pode-se dizer que tirou a barriga de misérias; ao marcar quatro vezes na casa do Sunderland contra nenhum da equipa da casa, os "villains" conseguiram mais de 1/4 do total de golos que haviam obtido na época inteira: 15. Enquanto isso o lanterna-vermelha Leicester empatou sem golos na recepção ao também aflito Hull City, e o West Bromwich conseguiu uma vitória providencial pela margem mínima frente ao tranquilo Stoke City, ficando agora no 12º lugar, oito pontos acima da linha de água.



No Domingo o Manchester United, 4º classificado, estava obrigado a vencer o Tottenham por diversos motivos. Primeiro porque o Arsenal tinha vencido no dia anterior e ficado quatro pontos à frente dos "red devils", m as principalmente porque em caso de derrota eram igualados pelo seu adversário, apenas três pontos atrás, no 6º lugar. A equipa de Van Gaal, que vai paulatinamente recuperando o seu lugar no topo da hierarquia do futebol inglês não acusou a pressão e venceu por claros 3-0. O vencedor ficou encontrado logo no primeiro tempo, com golos de Fellaini aos 9 minutos, Michael Carrick aos 19 e o inevitável Wayne Rooney aos 34. Pelo mesmo resultado o Everton, que este ano está a fazer uma campanha decepcionante, vencia em Goodison Park o Newcastle, podendo agora o treinador Roberto Martínez respirar um pouco melhor. Em Stamford Bridge o Chelsea desperdiçou a oportunidade de aumentar para oito pontos a vantagem sobre o Manchester City, mas ficou-se pelos seis, graças ao empate a uma bola com o Southampton. Diego Costa marcou para os locais aos 11 minutos, mas os comandados de Ronald Koeman reagiram de imediato, e empataram aos 19 por Dusan Tadic, de "penalty". O Southampton igualou o Tottenham no sexto lugar a um ponto do Liverpool, que só jogou ontem no País de Gales frente ao Swansea.



E pode-se dizer que foi feliz, a visita dos "reds" de Merseyside ao território mais ocidental da Grã-Bretanha, onde há mais ovelhas que pessoas. O Swansea, já longe dos lugares da cauda da classificação mas sem mais ambições do que um lugar nos dez primeiros criou dificuldades à equipa de Brendan Rodgers, mas um golo de Jordan Henderson aos 68 minutos deu a quinta vitória consecutiva aos visitantes, que somaram 32 dos seus 54 pontos nas últimas 12 jornada, e ficaram a dois pontos do quarto, três do terceiro e quatro do vice-líder, que é o Manchester City. Uma ponta final que promete, a do campeonato inglês.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 28 64
2 Manchester City 29 58
3 Arsenal 29 57
4 Manchester Utd. 29 56
5 Liverpool 29 54
6 Southampton 29 50
7 Tottenham 29 50
8 Stoke City 29 42
9 Swansea 29 40
10 West Ham 29 39

Sem comentários: