domingo, 29 de março de 2015

Desumano? Claro. Estúpido? Podem crer!


Ainda na onda da contestação, activismo e seus derivados, chegam notícias do "nosso" Jason Chao - que quer se goste ou não, é o que temos parecido com um político na acepção do termo, aqui em Macau. Como a maioria já deve saber, Jason Chao está por terras do Tio Sam estes dias e até ao início do próximo mês. Primeiro convidado pelo Departamento de Estado norte-americano para participar numa conferência dedicada à temática LGBT, e depois disso - e isto assumo sem que me tenham confirmado ou desmentido - no gozo do seu próprio tempo , que tem ocupado a viajar pelos Estados Unidos, aproveitando para participar em algumas de acções de protesto. Assim é, de facto, o activismo não tira férias e as muitas injustiças que há por esse mundo trabalham sete dias por semana e 24 horas por dia, e o nosso atento activista esteve em Salt Lake City, no estado do Utah, onde se juntou um grupo de outros defensores dos direitos LGBT para protestar contra a detenção de um transsexual guatemalteco pelas autoridades do estado do Arizona, e como vão ver a seguir, isto é daquelas coisas que nem tem discussão possível: é simplesmente decadente.


Esta criatura que vêem na imagem responde pelo nome de Nicoll Hernández-Polanco, é originária da Guatemala, e é transexual. Portanto não estou a descriminá-la ao chamá-la de "criatura", nem aquele "responde pelo nome" tem qualquer intenção de menosprezar a sua cidadania. É que aos olhos da lei, ou das leis da maioria - da quase totalidade - dos países neste planeta que não tinha países nem leis quando apareceu, a Nicoll Hernández-Polanco é um homem, e o seu nome não será certamente aquele. As razões que levaram Nicoll a proceder a esta transformação com o auxílio só a ela lhe dizem respeito, e desconheço se implicou mais alguém nesse processo ao ponto de lhe acusarem de algum crime, ou de alguma falta grave, mas duvido. Desconheço ainda qual foi a razão pela qual foi detida (aparentemente imigração clandestina), e pouco me importa, pois nem é isso que está em causa. O que está em causa o "pragmatismo" (para não lhe chamar já de "negligência criminosa") das autoridades americanas, que colocaram Nicola na ala masculina da prisão, e na companhia de homens, homens-homens, e não transexuais ou transgenders, chamem-lhes o que quiserem, mas não a estes com quem deixaram a pobre Nicoll, que nem se pode dizer serem simpatizantes da mesma causa que levou Jason Chao e os restantes a exigir a sua libertação - antes pelo contrário.

Claro que apanhando na rede um peixe destes, os tipos que estão reclusos na penitenciária arizoniana não fizeram de Nicoll o seu líder, mascote, ou sequer a ignoraram, que aposto que era o que ela queria. Em vez disso agridem-na, insultam-na, ameaçam-la, e isto é só as entradas. O resto penso que podem adivinhar, e só num assomo de sadismo doentio ficaria aqui a enumerar o que é mais que lógico que podia acontecer a alguém com aquele aspecto deixado num lugar daqueles. A Nicoll podia até ter cometido o mais horrível dos crimes, que isto nem chegava a ser "justiça poética", como tanta gente gostaria de ver aplicada aos actos cruéis que a justiça dos tribunais nunca poderia castigar por não ter a mesma medida. É até indecente colocar "justiça" e "poética" junto de uma coisa destas, perfeitamente inconcebível. Pode até ser que alguém ache piada a uma coisa destas, que encontre vestígios de comédia onde o enredo não convida sequer a um filme de terror, mas pronto, não há limite para a imbecilidade e para o mau gosto. Por mim estou com a causa, e nem sou de aderir a causas, especialmente desconhecendo os seus contornos na totalidade, mas isto...isto é um absurdo. Junto-me em nome do bom senso que julgo ainda existir em alguns elementos da espécie humana. Se estou a ser ingénuo, prefiro assim, obrigado na mesma.

Sem comentários: