terça-feira, 17 de junho de 2014

Money for Nothing



Recebi ontem através da caixa de mensagens do modem da CTM uma notificação simpática vinda do nº 487876252247 (?) que me informou que "o meu número foi sorteado para receber 5 milhões de libras" de um tal "European Union Award", e que devia enviar o meu nome e número de telefone para o endereço de e-mail WIN@EURGRANT1.COM para "recolher o prémio", e pede-me ainda para "manter a informação confidencial". Uh...mistério, mistério.

Portanto isto é assim: eu ganhei 5 milhões de libras (assumo que estrelinas), ou seja, cerca de 68 milhões de patacas apenas porque "o meu número foi sorteado" e por isso sou o vencedor de um "prémio europeu", e tudo o que preciso de fazer é dar-lhes o meu nome e o meu número - o tal que foi sorteado, estão a ver, mas eles não sabem qual é? Que não saibam o meu nome tudo bem, mas como é que ganhei "um prémio europeu"? E um prémio do quê? Deve ser por eu ser tão bonito e "sexy". Será que quando Saramago ganhou o Nobel ligaram-lhe lá da Noruega para casa e disseram-lhe qualquer coisa como: "Olhe senhor coiso, ganhou o Nobel de não-sei-do-quê, portanto venha aqui buscá-lo e não me peça para lhe ligar outra vez, que eu não sei o seu número, para o qual acabei de ligar e de onde você está a falar comigo neste preciso momento". O mais pitoresco é que eu sei que ganhei as cinco milhões de libras do referido prémio, mas eles não sabem. Parece confuso? É muito simples.

Este é um daqueles esquemas pela internet da autoria de vigaristas sediados na Nigéria, e é um dos mais comuns: o "esquema 419". Fosse eu tão crédulo ao ponto de acreditar que alguém dá alguma coisa a alguém, especialmente 5 milhões de libras, respondia para aquele e-mail (falso), e de seguida respondiam-me indicando uma morada (igualmente falsa) numa cidade europeia qualquer onde estariam supostamente sediados, referiam-me a um nome (falso), e de e uma conta para onde eu devia enviar as despesas de porte e de "documentação" para que me pudessem enviar o dinheiro que eu "ganhei", para que depois o carteiro enfiasse as notas na minha caixa do correio. Ora, ora, para quê complicar tanto as coisas? Podem tirar o que precisam dos cinco milhões, e mandam-me o que sobrar, que tal? Eu autorizo! Foi pena que ganhei o "European Union Award", pois o que eu queria mesmo era ganhar o ELEKTRONIC LOTTERY AWARD e contactar o sr. Van Gogh. É que desde pequenino que o meu sonho é corresponder-me com pintores holandeses pós-impressionistas do século XIX.

O esquema é tão velho como a própria internet, e é inspirado noutros dos quais alguns se reportam há mais de cem anos. O preocupante aqui é que há pessoas que continuam a cair nesta esparrela. Sim, porque se a humanidade estivesse toda vacinada contra isto já o esquema tinha acabado - é a mais elementar lei do mercado: se há oferta, é porque existe procura. Gostava de acreditar que as pessoas que caem neste conto do vigário não são tão crentes (ou idiotas) ao ponto de acreditar que alguém lhe vai dar aquele dinheiro todo apenas "porque sim". Se calhar as vítimas são gente medrosa, ou velhinhas que ficam intimidades com algumas mensagens inflamadas que estes indivíduos lhes mandam, do tipo "ENVIE DEPRESSA O DINHEIRO SENÃO O MUNDO ACABA E VAMOS TODOS MORRER!" ou ainda "ESTOU À ESPERA DA SUA RESPOSTA E ENQUANTO ISSO HÁ UMA CRIANCINHA ÁS PORTAS DA MORTE COM A CABEÇA PRESA APENAS POR UM TENDÃO!!!". Há pessoas que cairam, ficam um pouco abananadas com esse facto e depois continuam a enviar dinheiro, com a ténue esperança de que a primeira vez que mandaram não foi em vão. Se for esse o caso, oiça o que eu lhe digo: todos temos dias maus, mas POR AMOR DE DEUS NÃO MANDE MAIS DINHEIRO PARA ESSES GAJOS! ENTENDEU? Como terapêutica recomendo que duas cabeçadas numa parede, e faça o que fizer, não denuncie o caso à polícia. Eles nunca vão apanhar os autores do golpe, você nunca mais vai reaver o dinheiro, e ainda passa por parvinho. Esqueça lá isso e pense melhor da próxima vez, seu guloso!

Sem comentários: