quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Smoking gun


1) Um polícia aposentado foi condenado a um ano de prisão com pena suspensa por ter disparado contra um cidadão senegalês por causa de uma rameira. O caso foi noticiado pelo Hoje Macau há mais ou menos um ano, e conta-se como muitas outras histórias que se passam nesta cidade: o senegalês em questão teve um filho em conjunto com uma filipina, esta não o deixa ver a criança (por razões que nunca ficámos a saber), e envolveu-se com o ex-polícia em questão - que tem mais que idade para ser seu pai, diga-se de passagem. Deve ser amor. O senegalês foi travar-se de razãoes com a ex-amante e o ex-agente disparou um tiro que lhe atingiu de raspão na perna. Ainda por cima o agressor estava alcoolizado no momento do disparo. Um ano de pena suspensa parece-me pouco. Não podemos deixar que qualquer um ande por aí armado, que se meta nos copos e que resolva estes casos de dor-de-corno ao tiro. Senão chegamos ao faroeste.

2) Também condenado, mas desta feita a 15 anos de prisão, foi Wang Lijun, o super-polícia ds cidade de Chongqing, que como se sabe era governada por Bo Xilai, político chinês caído em desgraça. Wang ganhou este epíteto pela forma como "limpou" a cidade, prendendo diversos elementos de associações de criminosos. Mas quando se limpa o lixo apanham-se uns ratos, e estes mordem. É assim tão sensível este equilíbrio de forças e de vontades na China popular de hoje. Razão tinha Mao Zedong: "os heróis de hoje são os criminosos de amanhã, e os criminosos de hoje são os heróis de amanhã".

3) Numa toada diferente, a Associação Nova Visão de Macau realizou uma sondagem sobre a popularidade dos 12 deputados eleito por sufrágio directo. Nenhuma surpresa, com os deputados do Novo Macau Democrático Ng Kwok Cheong e Au Kam San a ocuparem os dois primeiros lugares. O terceiro deputado dmocrata, Paul Chan Wai Chi, ocupa o 6º lugar, apesar de ser "o menos conhecido". O terceiro e quarto posto são ocupados por José Pereira Coutinho e por Tsui Wai Kwan, o que demonstra que os inquiridos têm mais respeito por deputados com uma atitude mais contestatária. Os últimos lugares são ocupados por Ung Choi Kun e Chan Meng Kam, deputados daquela associação de Fujian, e Angela Leong On Kei, quarta mulher de Stanley Ho e representante do lobby casineiro. Quem sabe se o inquérito deixou de fora os originários daquela província chinesa e os funcionários da SJM. Contudo a senhora já confirmou que se recandidata à AL no próximo ano, e enquanto perto de 10 mil residentes dependerem dela para manter o seu emprego, será certamente eleita. Sã assi Macau, especialmente na política.

Sem comentários: