sábado, 31 de outubro de 2009

Volta à China


PEQUIM - A ausência do popular apresentador de televisãio Ma Bin de um programa de televisão da CCTV está a causar polémica, e suspeita-se que esteja suspenso. Foram divulgadas este mês na internet fotografias de Ma parcialmente nu deitado numa cama, enquanto outras fontes alegam que a razão da suspensão se deve ao facto do apresentador ter dito um palavrão durante o programa no dia 13 de Outubro.

LIAONING – A polícia de Shenyang oferece uma recompensa de 100 mil yuan por informações que levem à captura de uma família que obteve 70 milhões através de esquemas de angariação de fundos fraudulentos. Os suspeitos são uma família de três (pai, mãe e filha) e encontram-se fugidos das autoridades há três anos. Foram vistos pela última vez em Guangxi o ano passado.

XANGAI – O governo municipal está a levar a cabo uma proibição para evitar que os cidadãos de Xangai saiam à rua de pijama, com vista à Expo 2010, que se realiza na capital económica chinesa. Uma pesquisa rcente indica de 7,5 milhões de xangainenses saem “ocasionalmente” à rua de pijamas, para comprar o jornal, o pão, ou deitar fora o lixo. Muitos protestam contra a proibição, mas o conselho municipal considera esta prática “pouco civilizada”.

JIANGSU – Um homem casado do districto de Pei foi condenado a seis anos de prisão suspensos por dois anos depois de ter sequestrado uma massagista. Zhou Yanwei, 24 anos, levou a jovem de um restaurante onde esta se encontrava a lamoçar, e obrigou-a a ir com ele a um salão de fotografias de noiva, de onde a mulher conseguiu escapar e alertar as autoridades.

HUNAN – Dezenas de residentes saíram à rua no districto de Dao para festejar a demissão do secretário do Partido Comunista local, Yi Guangming. Yi foi colocado num regime disciplinar chamado shuanggui devido a irregularidades, mas o núcleo do Partido em Hunan absteve-se de providenciar mais detalhes sobre o assunto.

HUBEI – Um segurança da Universidade de tecnologia de Wuhan foi detido depois de ter obtido 90 mil yuan de um estudante a quem garantiu colocar colocação naquela instituição de ensino. O guarda mentiu ao estudante, dizendo-lhe que era licenciado, e que tinha “contactos próximos” na direcção da universidade, mas precisava de dinheiro.

SHAANXI – O director do Bureau do Controlo de Qualidade e Supervisão Técnica em Xian, Deng Zhengsheng, foi demitido depois de se ter envolvido num caso amoroso com uma das suas subordinadas. O caso foi descoberto depois da mulher ter deixado uma nota de suicídio, mas depois desistiu de se matar.

GUANGDONG – Um oficial publicou uma colecção de livros em dez volumes sobre educação sexual. Zhang Feng publicou a série “Irmão Feng fala de sexo” onde aborda temas como as posições sexuais, sado-masoquismo ou sexo dentro de automóveis, tudo temas ainda considerados tabú na China.

GUANGDONG – Um jovem de 15 anos encontra-se em estado de coma depois de ter sido atacado por quatro bullies na sua escola, na última quarta-feira. O jovem vinha sendo vítima de assédio por parte dos bullies há mais de um ano. Suspeita-se que o jovem era assediado por ser filho de trabalhadores migrantes.

HAINAN – O governo de Wanning apelou à população que procurem e capturem 18 crocodilos que se encontram à solta pela cidade. Quarenta e seis crocodilos escaparam de uma quinta em Changfeng no último dia 21.

3 comentários:

Séc. XXI - Século de Idiotas disse...

Sinais dos tempos: na China, como em qualquer outra parte do mundo, negligencia-se o essencial, como essas práticas bárbaras dentro das escolas, e dá-se importância a assuntos da treta, como é o de as pessoas saírem de casa de pijama. Este mundo está doente. Se calhar sempre esteve, mas a cura não me parece tão difícil assim de descobrir.

Anónimo disse...

O que é um bullie ?

Anónimo disse...

Deve ser um touro pequenino.