sábado, 31 de outubro de 2009

Escravatura moderna


Sri Harini tem sobrevivido nos últimos seis meses com 200 dólares de HK por mês, depois de uma agência de emprego lhe ter cobrado trinta vezes mais o que a lei permite. Mais do que isso, a empregada indonésia tem sido também sujeita a abusos físicos. Harini, de 22 anos, foi obrigada a fazer um empréstimo de 10,800 HKD para pagar uma "despesa de colocação" quando chegou a Hong Kong à seis meses. Os pagamentos do empréstimo têm sido descontados do seu vencimento de 3580 HKD. Ninguém avisou Harini de que a taxa está muito acima do que é legalmente permitido, que é apenas 10% do seu vencimento, ou seja, 358 HKD. Trabalhou para dois empregadores. O segundo agrediu-a por ter feitos pequenos erros, ou por não conseguir encontrar qualquer coisa que ele pedia. Tem nódoas negras visíveis nos braços. Está actualmente desempregada. Harini é uma das muitas mulheres que têm pedido ajuda à Hong Kong Coalition of Indonesian Migrant Workers Organization, uma organização que seguiu o ano passado 1289 empregadas domésticas indonésias e descobriu que 31% delas eram pagas menos que o salário mínimo. Três em cada cinco têm os seus documentos na posse dos empregadores ou das agências que as contrataram. Apenas 1,6% dizem receber perto de 5 mil dólares de Hong Kong mensais - são as que tiveram sorte. A maioria, 73%, diz ter pago entre 20 e 25 mil dólares às agências de emprego, 70 vezes mais que o limite legal. Segundo o deputado Lee Cheuk-yan, "é a falta de cooperação entre os governos indonésio e de Hong Kong que permite esta exploração sistemática". O Labour Department, o equivalente à nossa DSAL, tem o dever de inspecionar estas situações. Contudo, este orgão governamental recebeu apenas 42 queixas este ano, e puniu duas destas agências, cassando-lhes as licenças. Muitas outras passam incólumes. São situações de desespero, da vida real, que muitos de nós não consegue nem imaginar. Verdadeiros exemplos de escravatura moderna.

10 comentários:

Anónimo disse...

Aqui em Macau também existe esse problema de exploração só que é tudo branqueado, como em tudo o resto.

Anónimo disse...

Vergonha

Unknown disse...

DSAT trata de tafego... e DSAL de trabalho...e quando se trata de empregadas estrageiras, tem um gabinete proprio de recursos humanos

Anónimo disse...

"O Labour Department, o equivalente à nossa DSAT, tem o dever de inspecionar estas situações."

Acredito que o Leocardo estaria a referir-se ao tipo de tratamento que deve ser dado às empregadas domésticas (indo, fifis, etc), visto andarem a circular por macau a grande velocidade, sendo que muitas não apresentam documentos válidos. Para terminar, uma ultima palavra sobre o assunto: SÓ PROVA QUE O LEOCARDO É RACISTA PORQUE TRATA AS MENINAS COMO MERCADORIAS!

Leocardo disse...

Por causa de uma letra. Não têm nada que fazer? :)

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Aqui estão os do costume a falar do que não interessa, sem comentarem esta escravatura cada vez mais frequente. Se calhar porque a escravatura também lhes dá jeito...

Anónimo disse...

Escravatura? Ninguem mandou-as vir ca, e se sao mal tratadas nao sabem ir fazer queixas? A DSAL estao cheias delas. Ainda por cima ganham o dinheiro para mandar ao pai, namorado ou marido para depois fazerem bombas para matar pessoas inocentes. Nao precisamos destas "escravas". Escravas ja sao elas na sua propria terra.

El Comandante disse...

Muitos comentadores falam de barriga cheia.Deviam ter um pouco de decoro ao escreverem coisas como esta

"Ninguem mandou-as vir ca, e se sao mal tratadas nao sabem ir fazer queixas"

Leocardo disse...

Se o anónimo das 14:45 for maltratado em Macau ou qualquer outro sítio da Ásia não pode fazer queixa, pois "ninguém o mandou vir cá". Quanto aos comentários relacionados com bombas e afins, penso que se trata apenas de humor negro no espírito da quadra.

Cumprimentos

Anónimo das 5:17 disse...

Tal como eu dizia, a estes comentadores a escravatura também lhes dá jeito.