quarta-feira, 20 de maio de 2009

Rádio, internet e apagões


1) Teve início na última segunda-feira o novo programa das manhãs na Rádio Macau, o "Acordar" (que é curiosamente o título de uma canção dos Rádio Macau, a banda de Xana e Flak) que passa entre as sete e o meio-dia, e conta com a apresentação de Jorge Vale e Hélder Fernando. O programa é de excelente qualidade, e fico contente com a ideia, mas ao mesmo tempo fico triste. Passo a explicar. Jorge Vale e Hélder Fernando são dois excelentes profissionais que tinham dois programas de grande qualidade na RM: o primeiro tinha o programa da manhã, e o segundo o "Ao pôr-do-sol". Com o "Acordar" ficamos com um bom programa da mesma qualidade, quando podiamos ter dois. E ficamos ainda sem o programa do Vasco Fernandes, o "Sons do Mundo", que era uma forma melosa de conseguir passar a manhã. Isto não é uma crítica, mas uma mera observação. Em todo o caso parabéns ao Jorge e ao Hélder, e felicidades com o novo programa.

2) A deputada Leong Iok Wa voltou a chamar a atenção para "os perigos da internet". A sra. deputada ligada ao grupo operário está preocupada com a falta de acompanhamento familiar das crianças e adolescentes que passam demasiado tempo na internet, diz que o medium os torna "agressivos" e "alienados da sociedade", e pede mais fiscalização nos cibercafés do território, bem como mais locais e actividades onde os jovens possam passar o tempo livre. Concordo com a primeira parte das preocupações da sra. deputada, mas isto é tudo menos culpa da internet. São os paizinhos em primeiro lugar, e depois a escola que têm o dever de educar os jovens. É certo que a internet está cheia de porcaria, mas por cada coisa má que aqui se encontra, existem mil coisas boas. Censurar ou filtrar os conteúdos só leva à estigmatização, e é preciso não esquecer que alguns conteúdos mais ofensivos para as crianças não o são necessariamente para um adulto. Continuo a pensar que este tipo de ofensivas contra a internet são uma forma fácil de chegar a um certo tipo de público mais desinformado, que se apressa a linchar tudo que possa parecer "estranho" ou "diferente" na praça pública.

3) Ontem o meu filho ligou-me para o celular (a filha está a estudar para os exames nacionais, os tais que não contam para nada), a pedir-me que alguém o fosse buscar à escola, pois estava "muito calor" para dar aulas. Achei o pedido meio estranho, mas pelo sim pelo não mandei lá a empregada. Depois fiquei a saber que se deu uma falha de energia na EPM, aparentemente por culpa de um fusível. A Companhia de Electricidade de Macau (CEM) não teve a culpa. A CEM teve ainda a simpatia de avisar com antecedência e pedir desculpas por uma interrupção no fornecimento de energia na zona do NAPE hoje entre as 16 e as 18 horas. Ficamos a torcer para que com o calor (e agora também a chuva) não apareçam também os malfadados apagões.

Sem comentários: