domingo, 21 de agosto de 2011

Geração de prata


Portugal perdeu esta manhã (hora de Macau) a final do mundial de sub-20 de futebol, caíndo finalmente perante o Brasil por três bolas a duas após prolongamento. O recorde de Mika esfumou-se logo aos cinco minutos com um golo do avançado Oscar, mas a selecção das quinas reagiu bem, e empatou logo quatro minutos depois por intermédio de Alex. A alegria foi maior ainda na segunda parte, quando aos 59 minutos Nélson Oliveira deu vantagem a Portugal, o que permitiu aos jovens lusos sonhar com o tri-campeonato, mas novamente Oscar deu o empate para os brasileiros, e o jogo foi para tempo extra. Foi aí que Oscar completou o "hat-trick", beneficiando de um lapso de Mika. Faltavam cinco minutos para os 120, Portugal ainda tentou levar o jogo para as grandes penalidades, mas já não foi possível. Portugal termina assim num excelente 2º lugar, quando ninguém dava nada pela nossa selecção antes do início da prova. Estão de parabéns estas jovens promessas, orientadas por Ilídio Vale, e quem sabe se a partir de agora Portugal voltará a ser uma potência do futebol jovem.

13 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão. Parabéns aos jovens portugueses. Estiveram bem.

Unknown disse...

Portugal é mesmo um país engraçado. No início ninguém passou cavaco à presençã dos sub-20 na Colômbia. Depois de terem eliminado a Argentina num jogo épico, interessaram-se todos. Depois da vitória sobre a França, a actual campeã europeia da categoria, ficaram todos eufóricos. Hoje, na final, ficaram desiludidos, como que a dizer que era alguma espécie de obrigação Portugal ganhar ao Brasil.
Vá-se lá entender este país.

PS. Parabéns aos jovens lusos! Para quem nada lhes dava no início, foram todos uns digníssimos vencidos na final. Pena os erros cometidos...

Anónimo disse...

Foram 3 erros bem aproveitados. É futebol. Paciência. De louvar as cenas no final em que se souberam comportar como gente grande e dar os parabéns aos vencedores.

Anónimo disse...

Se eu fosse o Paulo Bento, punha já quase todos os jogadores do meio campo para trás desta selecção a jogar na selecção A, mais o Nelson Oliveira.

Anónimo disse...

Foi pena o MIKA ter dado 3 frangos na final.Parece que o benfica contratou o digno sucessor de Roberto.

Anónimo disse...

Frangos? Um auto-golo, uma bola defendida à queima-roupa sem que houvesse um defesa para aliviar e um daqueles golos que se marcam uma vez na vida, são frangos? Então os gajos que elegeram o Mika melhor guarda-redes do Mundial é que são todos malucos...

Anónimo disse...

Tambem o Oliver Kahn foi eleito o MELHOR jogador do mundial 2002 e na final ele deu 2 frangos e brasil ganhou o jogo.Os resultados finais destes prémios são feitos antes das finais nos mundiais.No mundial sub 20 deve ter sido a mesma coisa.Deu 3 frangos mas o guarda-redes já tinha sido eleito o melhor guarda-redes do mundial antes da final,o prémio só depois da final foi entregue.

Anónimo disse...

Repito como é que foram os 3 golos do Brasil na minha televisão, para quem viu o jogo numa diferente da minha: um auto-golo, uma bola defendida à queima-roupa sem que houvesse um defesa para aliviar e um daqueles golos que se marcam uma vez na vida.

Anónimo disse...

Se o Mika tivesse o nome Roberto Gimenez Gago então muita gente dizia que foram 3 frangos mas como é Mika então não foram 3 frangos,foram apenas 3 golos sem culpas.Porreiro pá.

Anónimo disse...

Para mim ser o Roberto ou o Mika é igual ao litro. Não conheço nem um nem outro, e nem sou capaz de dizer neste momento em que clubes é que eles jogam. Isso de dizer que é frango ou não consoante o guarda-redes em questão, deixo-o para os doentes fanáticos. Eu gosto simplesmente de ver futebol. Olho para as imagens e vejo que não houve frangos nenhuns. Tão simples quanto isso. E é a primeira vez que ouço alguém a referir-se a "frango" num auto-golo. Mas enfim, provavelmente os nossos olhos não vêem todos da mesma maneira.

Anónimo disse...

O Mika vai ser o novo Brassard.Lembram daquele guarda redes Brassard ,Bi-campeão mundial de sub 20 de 1989 e 1991,que os benfiquistas diziam que seria o futuro guarda redes titular da selecção principal de Portugal?Fez uma carreira modesta e acabou a carreira aos 28 anos.Já agora,se dizes que foi auto-golo porque a Fifa atribuiu o golo ao Oscar que fez assim um hat-trick??Ou será que percebes mais de futebol do que a Fifa??

Anónimo disse...

Não percebo mais de futebol do que a FIFA. Talvez perceba é mais de futebol do que tu e por isso me dou agora ao trabalho de explicar: sempre que há intenção de rematar à baliza ou a bola se dirige nessa direcção, a FIFA considera o golo como sendo do jogador que rematou, mesmo que haja um desvio de um defesa. Já para ver se esse desvio existe ou não, não preciso da FIFA, que para isso é que vejo o jogo e por isso sei que o defesa português desviou a bola. Se calhar devias ter visto o jogo em directo (com todas as repetições que isso implica) em vez de vires comentar depois de ver só as estatísticas da FIFA ou, quando muito, as imagens no Telejornal.

Anónimo disse...

Ok foi autogolo para ti mas para a Fifa não foi,foi golo do brasileiro.A Fifa que manda no futebol,não és tu.È claro que vi o jogo mas não dava para ver bem se foi autogolo ou não mas também quero lá saber,o resultado final foi 3-2.Portugal perdeu e o resto é história.