quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Casamento gay em Macau? What the dickens?


Uma reportagem sobre a eventualidade do casamento gay em Macau nas páginas do JTM chamou-me a atenção. Isto nunca me passou pela cabeça, o casamento entre pessoas do mesmo sexo na RAEM, uma vez que apesar de existirem muitos gays no território (obviamente), homens e mulheres, não existe um lobby propriamente dito, como nos países ocidentais, que mexa os cordelinhos no sentido de, e segundo eles, "garantir os mesmos direito a todos os casais". Um eufemismo para "liberar a bichanice".

Em primeiro lugar, e como observa muito bem a reportagem, a sociedade local é muito fechada. De um lado a hipocrisia da Igreja (de lembrar que muitos homossexuais são católicos devotos), por outro lado a cultura chines, que apesar de aceitar bem a homossexualidade está muito longe de aceitar essas "modernices". Aliás falar de casamento entre pessoas do mesmo sexo no continente asiático é, em geral, muito complicado. A homossexualidade é ainda proibida em muitos países islâmicos (na Malásia e Indonésia existe ainda o crime de "sodomia"), e mesmo nas Filipinas, o país asiático onde a homossexualidade é "grupo" (passo a expressão) existe uma influência asfixiante da Igreja Católica-Romana que impede quaisquer veleidades por parte da máfia cor-de-rosa. Se um dia se legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em algum país asiático, suponho que será o Japão a tomar a iniciativa, uma vez que é de longe o país mais sociologicamente apetrechado para o efeito. Antes disso, népias.

Nunca em Macau existiu algo parecido com uma "marcha gay", e não existem notícias de discriminação no acesso ao emprego, educação ou outra coisa qualquer. Por um lado sinto-me feliz de viver numa cidade que não discrimina ninguém devido à sua orientação sexual, mas não me agrada muito a forma dissimulada e até suja com que ocorrem os encontros homossexuais, com engates furtivos na rua, casas-de-banho públicas, tudo assim muito estilo George Michael. Todos nós conhecemos um ou outro casal abertamente gay, mas penso que estão muito felizes sem o tal do casamento. Julgo que até acham alguma piada ao facto de apenas os heterossexuais serem castigados com a "benção" do casamento (vá lá, não preferiam ser solteiros, às vezes?).

Se em Hong Kong a questão do casamento gay poderá começar a ser discutida "dentro de 20 anos", em Macau demorará muito mais tempo. Nós aqui somos mais expeditos quando se trata de legislar o artigo 23 e outras mais corriqueiras. Contudo fico um pouco surpreendido com as declarações do deputado Pereira Coutinho, que como é já de seu apanágio, diz que "existem outros problemas mais urgentes". Eu sou contra o casamento gay por motivos que nada têm a ver com moral e religião, mas se essa discussão frutificasse em Macau, porque não haviam os srs. deputados de debater o assunto? Ou só sabem tratar de uma coisa de cada vez?

12 comentários:

Anónimo disse...

Para os homens heterosexuais é a melhor notíciaa que poderia haver,o casamento gay.Quanto mais paneleiros casarem mais mulheres estarão disponíveis e logo mais fácil namorar ou casar com elas.Façam um baixo assinado em Macau já: CASAMENTO GAY EM MACAU,JÁ!!!

Leocardo disse...

Se quer que lhe diga, penso que os gays estão melhor sem o casamento. A instituição do casamento só serve para inibir a sexualidade. Quem sabe se os gays casassem depois ainda começavam a gostar de mulheres? Ficava menos para si e para os outros marialvas ;)

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Nisso o Leocardo tem razão, não há coisa que mate mais a tesão que o casamento. É por isso que me divorciei, os meus filhos já estão grandes e agora tenho as gajas todas que quiser e ninguém me chateia. Nem sei porque é que os gays querem o casamento, divertem-se muito mais se ficarem mesmo assim como estão.

Anónimo disse...

Então casaste porque??E o burro sou eu??

Anónimo disse...

os gays querem casar pq querem os mesmos direitos dos casais hetero, nomeadamente IRS e cia, seus atrasados mentais.

Anónimo disse...

cUrriqueiras...

O anti-Benfica ataca de novo...

Compreende-se, deve ter o seu único neurónio preocupado com a venda do Falcão e esquece-se de tudo o resto.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:24, olhe que "a cultura chines" também não é má de todo. A dupla negação do "Nunca em Macau existiu nada..." que leva a que afinal tenha existido algo, mormente mais uma tirada brilhante de bom português, é também de louvar. "Por umA lado" esforça-se, por outro não consegue lá chegar este esforçado blogueiro.

Anónimo disse...

Fala-se de casamento gay aqui e há quem venha falar do FC Porto e do Falcao,estes benfiquistas não regulam bem de cabeça dass.

Anónimo disse...

Razão pela qual, quando se fala em casamento gay, vêm à baila os paneleiros do porto: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1593423

Anónimo disse...

O jornal da loira agora fala de gays e paneleirices do género? Hum, é de desconfiar.

Anónimo disse...

Pois,as tantas os pedófilos gays da Casa Pia e do Parque Eduardo Sétimo são portistas eheheh.Até o filho travesti de néné ex jogador do benfica é portista :)

Anónimo disse...

Quem é este filho travesti de néné afinal??È boa??