quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Oposição de Bin Hammam


O presidente da Confederação de Futebol Asiático (AFC), o qatari Mohamed bin Hammam, considera que é uma "má ideia" o plano da FA inglesa de trazer jogos da Premier League para a Asia em 2011. A federação inglesa considera que se joguem alguns jogos do seu campeonato principal em 5 cidades asiáticas, possivelmente Bangkok, Pequim, Hong Kong, Melbourne e Singapura.

Bin Hammam recomenda o seu conselho executivo a descartar estes planos, e considera que "não é correcto organizar campeonatos de um país fora desse mesmo país", e acrescenta que "se este princípio for aceite, então a FA inglesa deve aceitar situações idênticas no seu próprio território". Posto isto, o presidente da AFC apela aos países membros desta federação a rejeitar a proposta.

Os planos da FA de disputar alguns jogos do calendário doméstico em paragens asiáticas têm sido falados em Inglaterra, com reações mistas, mas recebem o entusiástico apoio de algumas partes, incluíndo o treinador do Arsenal, o francês Arsene Wenger. O chefe executivo da Premier League, Richard Scudamore, estima que cada clube poderá lucrar £5 milhões (80 milhões de patacas) por cada viagem.

Mohammed bin Hammam é presidente da AFC desde Agosto de 2002 e é tido como "um visionário". Em 2005 chegou a apelar aos jovens asiáticos que "parem de ver" a Premier League, assegurando-lhes que as ligas asiáticas têm capacidade de ser tão boas ou melhores, e esteve no ano passado no centro de uma polémica ao criticar os ingleses do Manchester United por se deslocarem à Asia durante a Asian Cup, o que causou o cancelamento dos jogos dos "red devils" n Malásia.

Sem comentários: