sexta-feira, 2 de junho de 2017

Prezidente Maria Vieira


Muito se tem falado de Maria Vieira estes dias, e outra coisa não seria de esperar. Era tão certo o caso "rebentar" como duas latas de insecticida no micro-ondas. O rastilho acendeu-se quando a pessoa que escreve na sua conta do Facebook teceu comentários inoportunos e descabidos a propósito de Salvador Sobral, chamando-o de "idiota encartado que não diz o que sabe e não sabe o que diz". Houve reacções que seriam de esperar, outras nem por isso, e ainda quem tenha saído em defesa das declarações da actriz através da sua conta do FB. Estes últimos, os mesmos de sempre, foram pegar nos argumentos do costume: a censura, "marxismo cultural", e a liberdade de expressão à cabeça. Entre os (muito) ingénuos que se acham capazes de ficar do lado da "Maria Vieira", existe uma maioria de cúmplices. Que raio de "liberdade de expressão" é esta que V. Exas. protelam, quando é mais que sabido que quem escreve não é a Maria Vieira, mas sim o marido dela. Um gajo de cinquenta e tal anos que usa a conta da mulher, uma semi-celebridade do mundo do espectáculo de variedades, para pensar mensagens de teor político. Podiam ser as melhores, e estar coberto das melhores intenções, que continuaria a ser condenável. Tenham dó. Vá lá, falemos a sério.

Posto isto de lado, estou em condições de confirmar as notícias que davam conta da possibilidade de Maria Vieira concorrer às próximas eleições presidenciais com o apoio do Partido Nacional Renovador (PNR). O convite foi feito na conta da actriz por um militante do referido partido, e parece ter sido bem recebido. Onde é que eu vi isto, e do que é que eu estou a falar? Disto, aqui:


Como aqui se trata de gente muito "séria", que se preocupa "a sério" com os problemas "sérios", suponho que isto oficializa a coisa: Maria Vieira é o trunfo (?!) do PNR na próxima corrida a Belém. Tremei, Marcelo Rebelo de Sousa. Não vale a pena, portanto, tirarem do ar os cartazes. Quais cartazes? Estes:


Nada como começar mais cedo, para ganhar avanço, pois não? Quanto a tudo mais que tenho lido sobre este novo "affair" do Monte dos Vendavais (Estoril), posso dizer que a esmagadora maioria dos "cidadãos comuns" da República, que estão "fora" da intriga relacionada com o autor dos textos da Maria Vieira, estão revoltados com a atitude da actriz. Boa sorte em encontrar "patriotas" que cheguem entre tantos "comunas atrasados mentais", ó chefe.


Sem comentários: