segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O quem? O Sangoku?



Tsui Wai Kwan, deputado da Assembleia Legislativa "eleito" pela via indirecta, voltou a demonstrar que não foi o excesso de inteligência que lhe fez cair o cabelo. Certamente que todos estarão recordados da intervenção deste senhor durante a "crise" do Referendo Civil, no ano passado, quando quase implorou à população que boicotasse o acto, por ser "mais ou menos ilegal" - nem ele próprio sabia, mas pronto, aquilo não lhe dava lá muito jeito e portanto não podia ser. Esta tarde na Assembleia Legislativa, nas intervenções antes da ordem do dia, o senhor deputado voltou a insultar a inteligência da população, ao disparar novamente sobre a sua nemesis, os democratas, acusando-os de uma série de patifarias e falando em nome de quem não lhe deu autorização para tal.

Tsui acusa a Associação Novo Macau de "criticar o trabalho das autoridades" quando impediram a entrada de cidadãos de Hong Kong na RAEM no último dia 20 de Dezembro, durante a visita do presidente da China, "questionando a prevalência do factor político sobre a lei". Para o sr. deputado as autoridades "agiram de acordo com a lei", mas os deputados "entregaram uma carta ao CCAC acusando-as de abuso da lei", com "segundas intenções", e mais uma vez provando que "se juntam a associações do exterior contra Macau, lançando a confusão". Desta forma os democratas "ofenderam a população de Macau", que ficou "extremamente ofendida com este atropelo aos nossos direitos e às nossas liberdades", chegando mesmo alguns residentes "a protestar junto do terminal marítimo". No fim compara-os com Wu Sangui (吳三桂), um personagem da história da China conhecido por ter traído a dinastia Ming, dando início ao reinado dos Qing.

Permitam-me que use aqui a falácia do espantalho, moeda corrente em Macau, para explicar o que entendi pelas palavras do deputado Tsui Wai Kwan:

- O deputado Tsui Wai Kwan considera perfeitamente legal, legítimo e normal que se impeça a entrada em Macau de uma criança de um ano por constituir uma ameaça à segurança interna.

- O deputado Tsui Wai Kwan não reconhece o direito de um residente fazer queixa junto do CCAC, que a entender pelas suas palavras, é uma "associação do exterior".

- O deputado Tsui Wai Kwan escutou a população de Macau no seu todo, e esta demonstrou-se "indignada" com os comportamento dos democratas.

- O deputado Tsui Wai Kwan não considera que a população de Macau tenha a capacidade de raciocínio para que lhes expliquem a razão pela qual pessoas sem antecedentes criminais não possam entrar no território.

Posto isto, como residente de Macau, não reconheço ao sr. deputado Tsui Wai Kwan legitimidade para falar por mim, e nem a população de Macau, pois ao contrário dos democratas, não foi eleito para o cargo que desempenha. E cuidado com as lições de História, sr. deputado Tsui Wai Kwan. Podem "lançar a confusão" entre uma população tão ignorante para entender seja o que for.

Sem comentários: