quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Chatinha


O video onde se vê um assaltante a ser abatido em S. Paulo quando tentava roubar uma motocicleta, que partilhei aqui na segunda-feira fez sucesso no Brasil, e abriu o debate sobre se a reacção do agente é justificada, e se a execução sumária é uma maneira ética de combater o crime, mesmo que o criminoso seja apanhado em flagrante delito. Aproveitando a onda, o blogue humorístico SouReaçaMasTôNaModa fez uma brincadeira com a Secretária para os direitos humanos do governo federal, Maria do Rosário, atribuindo-lhe uma comunicação fictícia sobre o vídeo, onde se lia:

"A Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, declarou essa manhã que ficou “comovida” ao assistir vídeo que virou viral na internet, que mostra um policial alvejando um assaltante, logo após este último tentar roubar a moto de um cidadão.(...) Maria do Rosário informou que já encaminhou ofício ao Youtube para que o vídeo seja retirado do ar e, caso não obtenha resposta, vai mover ação civil contra o site:

"É necessário compreender que quando uma pessoa dessas, vítima do capitalismo selvagem, atira em alguém, fomos nós que lhes demos a arma e a municiamos.”

A Secretaria de Direitos Humanos se prontificou a prestar todo auxílio necessário à sua família"


A visada, esta senhora na foto com um ar enjoado, não achou graça nenhuma, e decidiu processar o autor da brincadeira, um "blogueiro" que assina como Joselito Muller, que se diz "jornalista fictício". Nem o facto do blogue reclamar no fundo da página que é humorístico e satírico, e que não deve ser levado a sério demoveu Maria do Rosário, que vai avançar com uma queixa por difamação, e apelou mesmo à intervenção da Polícia Federal. Parece que de direitos humanos a senhora percebe muito, mas em liberdade de expressão é uma leiga, e em sentido de humor completamente histérico. "Joselito" é que levou tudo na desportiva, e depois de saber que estava metido num grande sarilho, publicou uma notícia onde diz ter sido internado num hospício.

Sem comentários: