quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A caminho do Brasil


Portugal 3-0 Luxembourg (All Goals) 15... by ourmatch
Portugal derrotou ontem o Luxemburgo por 3-0 na última ronda do grupo F da zona europeia de qualificação para o mundial de 2014, no Brasil. jogar em Coimbra, a selecção voltou a não realizar uma exibição brilhante, e foi apenas após os luxemburgueses ficarem reduzidos a dez unidades logo aos 28 minutos, após a expulsão de Aurelien Joachim. Varela marcou dois minutos depois, e Nani aos 36, e Portugal ia para o intervalo com a vitória garantida. No segundo tempo os portugueses deixaram o adversário jogar, mas foi Hélder Postiga o único a fazer o gosto ao pé, aos 79 minutos. Portugal termina o grupo em 2º lugar e termina a um ponto da Rússia, que empatou a uma bola no Azerbeijão. Os russos marcaram aos 16 minutos por Shirokov, mas já perto do fim relaxaram e permitiram o empate aos azeris no último minuto. Portugal é cabeça-de-série no "play-off" dos segundos, a par da Grécia, Croácia e Ucrânia, e tem como possíveis adversários a França, Roménia, Suécia e Islândia. O sorteio realiza-se segunda-feira, e os jogos a 11 e 15 de Novembro

No grupo A, com tudo decidido antes da última ronda, a já qualificada Bélgica empatou a uma bola em casa com o País de Gales, com o arsenalista Ramsey a empatar para os galeses a dois minutos do fim. A Croácia, já remetida ao "play-off", perdeu por 2-0 na Escócia, enquanto a Sérvia despediu-se em beleza, goleando por 5-1 a vizinha Macedónia. Os benfiquistas Matic e Djordjevic foram titulares.

No grupo B a Itália já tinha garantido o apuramento directo, e nenhuma das outras selecções vai ao Brasil. Os italianos empataram a casa a dois golos com a Arménia, que dependia de terceiros para disputar o "play-off", mesmo que vencesse. A Bulgária estava obrigada a vencer a Rep. Checa, já sem hipóteses de apuramento, mas mesmo assim os checos honraram a camisola ao vencer pela margem minima. A Dinamarca goleou Malta por 6-0 e terminou em 2º lugar, mas fica fora do mundial por ter obtido o menor número de pontos com de entre os segundos classificados.

No grupo C, houve jogo entre os dois primeiros, Suécia e Alemanha, e choveram golos: 3-5, com os alemães a recuperarem de um resultado de 0-2. Andre Schürrle foi a figura da partida ao apontar um "hat-trick", mas o resultado era o que menos importava. Alemanha vai ao mundial e a Suécia discute o "play-off", sendo um dos possíveis adversários de Portugal.

No grupo D a Holanda dominou, terminando com nove vitórias e apenas um empate, e nove pontos de vantagem sobre o 2º classificado, a Roménia. Os holandeses visitavam a Turquia, com os locais a serem obrigados a ganhar, mas os "laranjas" não vieram fazer turismo, e venceram por 2-0. Robben e Sneijder fizeram os golos que deixam os turcos mais uma vez fora do mundial desde 2002, quando obtiveram o 3º lugar. A Roménia fez o que lhe competia e venceu a Estónia em Bucareste por 2-0, e pode encontrar Portugal no "play-off".

No grupo E a já apurada Suíça venceu em casa a Eslovénia por 2-0, e ajudou a Islândia a chegar ao "play-off". Os islandeses empataram a um golo na Noruega, e podem agradecer aos helvéticos a possibilidade de poder continuar a sonhar com a primeira presença num mundial. Um possível adversário da selecção portuguesa, e teoricamente o mais acessível.


No grupo G fez-se história, com a Bósnia-Herzegovina a garantir pela primeira vez uma vaga num mundial de futebol. A ex-república jugoslava, fustigada pela guerra do início dos anos 90, foi à Lituânia vencer por 1-0, com um golo de Vedad Ibisevic aos 74 minutos, e relegou a Grécia para o "play-off". Os gregos, treinados pelo português Fernando Santos, bateram por 2-0 o Liechtenstein, mas precisavam de um resultado de 19-0 (!) para terminar à frente dos bósnios.

No grupo H a Inglaterra estava obrigada a vencer a Polónia em Wembley para terminar na frente, e foi o que aconteceu. A equipa de Roy Hdgson bateu os inofensivos polacos por 2-0, com golos de Gerard e Rooneym e terminou com mais um ponto que a Ucrânia, a quem nada valeu a vitória por 8-0 em São Marino. Com a habitual arrogância que lhes é conhecida, os ingleses falam já em vencer o mundial, o que fizeram apenas por uma vez em 1966, jogando em casa. Referência ainda à derrota do Montenegro em casa por 2-5 frente à modesta Moldávia. Os montenegrinos chegaram a liderar o grupo até à 6ª jornada, mas conseguiram apenas um ponto nos últimos quarto jogos.

Finalmente no grupo I, a Espanha confirmou o 1º lugar ao vencer por 2-0 a Geórgia em casa, com golos de Negredo e Mata. A França vai para o "play-off", que já tinha garantido, e terminou esta fase com uma vitória por 3-0 em Paris frente à Finlândia. Os franceses podem atravessar-se no caminho de Portugal na decisão da vaga para o Brasil, e é sem dúvida o advserário mais indesejável.


Na zona sul-americana, terminou a fase de grupos, e a única dúvida residia em saber quem ia disputar o "play-off" intercontinental com a Jordânia. A "fava" saíu ao Uruguai, que bateu em Montevideu a Argentina por 3-2, numa grande partida de futebol, e terminou empatado com o quarto classificado o Equador. Os ecuatorianos perderam no Chile por 1-2, mas têm vantagem sobre os uruguaios no "goal-average" total. Argentina, Colômbia, Chile e Equador estão no mundial, e Uruguai joga a 13 e 20 de Novembro com a Jordânia, e os sul-americanos são amplamente favoritos.


Na zona CONCACAF, da América do Norte, Central e Caraíbas, o México perdeu na Costa Rica por 2-1, e confirmou o quarto posto depois de uma desastrosa campanha. Os mexicanos podem agradecer aos Estados Unidos a oportunidade de poder discutir uma vaga no Brasil com a Nova Zelândia. Os os norte-americanos foram ao Panamá vencer por 3-2, e relegaram os panamianos para o quinto posto. As Honduras empataram a dois golos na Jamaica, e juntam-se à Costa Rica e Estados Unidos no mundial próximo ano.


Em África jogou-se a fase decisiva, o "play-off" que decide as cinco equipas que se qualificam para o mundial. Ontem o Gana assegurou praticamente a presença no Brasil ao esmagar o Egipto em Accra por 6-1 (!). Os egípcios, a braços com uma crise política interna, estiveram irreconhecíveis, e muito dificilmente conseguirão o objectivo da qualificação, que vêm falhando desde 1990. As restantes eliminatórias estão ainda em aberto para o jogo da segunda mão, se bem que a Nigéria ficou com um pé no Brasil, ao vencer na Etiópia por 2-1. A Costa do Marfim também viaja para o Senegal no dia 16 de Novembro com confiança, depois de bater os senegaleses em Abidjan por 3-1. O Burkina Faso procura a estreia em mundiais, mas conseguiu uma frágil vantagem sobre a Argélia por 3-2 em casa, enquanto Tunísia e Camarões empataram sem golos em Tunes, deixando tudo em aberto para o embate decisivo em Yaoundé.

Sem comentários: