quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tantos dozes


Hoje é dia 12 de Dezembro de 2012, um dia que, independente da norma em que as datas são dispostas por todo o mundo, é 12/12/12. Esta é a última vez que eu e o querido leitor vamos testemunhar uma data assim tão engraçada; a próxima será 1 de Janeiro de 2101, ou 01/01/01 e caso a medicina conheça avanços espectaculares, já estaremos todos mortos. Quer dizer, não digo isto por mal, mas é apenas senso comum.

É nestas datas tão fora do comum que se realizam muitos casamentos, e muita gente tira fotos do ecrã do computador quando as horas coincidem com a data, no caso de hoje 12:12:12 de 12/12/12. Tantos dozes! Muitos casais escolhem esta data para casar, se bem que este ano o entusiasmo foi menor que há cerca de 13 meses, quando foi 11/11/11.

Alguns profetas da desgraça aproveitam estas datas para especular sobre os fim do mundo. Não faltaram nem faltarão datas para o tal Apocalipse, e isto não é de hoje. Há séculos que as datas redondas, ou as "capicuas", servem para que os mais supersticiosos tenham qualquer coisa para dizer. A próxima data é daqui a nove dias, no dia 21 de Dezembro, data em que alegadamente os Maias previram o fim dos dias. Eu pessoalmente não ligo muito a isto das datas, uma coisa dos homens, que pouco ou nada tem a ver com o tempo cósmico.

Acho engraçado que num planeta com 14 mil milhões de anos de existência haja uma espécie que só por aqui anda a algumas centenas de milhares que tenha alguma coisa para dizer sobre o seu fim. Pior ainda quando são as religiões vigentes que o fazem, essas que apareceram praticamente "ontem". A filosofia de vida deve ser a mais relaxada possível. Temos 70 ou 80 anos para aproveitar isto antes de voltarmos à velha cosmética "do pó viemos, ao pó voltamos", e é muita soberba pensarmos que vamos ter o privilégio de assistir ao fim do mundo. Quer dizer: queriam que o mundo acabasse com vocês, seus malandrecos?

Sem comentários: