quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Monthy Python na Livraria Portuguesa


Ora aqui está uma novidade que me põe os cabelos em pé, mesmo os das zonas pudibundas. A Livraria Portuguesa, cada vez melhor, oferece pela módica quantia de 70 patacas por cada DVD a filmografia completa dos Monty Python! Versão integral e com legendas em português, e por 70 patacas! Isto é mais ou menos o preço de um pequeno-almoço para duas pessoas no Caravela. É quase dado!

Para quem não sabe o que são os Monty Python – e tenho pena de vocês – foram um grupo humorístico britânico activo desde o final dos anos 60 até ao início dos anos 80, composto pelos actores John Cleese, Michael Palin, Eric Idle, Terry Jones, Graham Chapman (o único já falecido) e Terry Gilliam. Este grupo revolucionou o humor à escala mundial, e influenciou a forma como se faz comédia em vários outros países. Mesmo em Portugal humoristas como Herman José e os Gato Fedorento beberam da inspiração dos Monty Python.

Os Python, como eram conhecidos de forma abreviada, ficaram conhecidos pela série televisiva da BBC “Monty Python’s Flying Circus” (O Circo Voador dos Monty Python), transmitida entre 1969 e 1974, e consolidaram a sua reputação com quatro longas metragens (mais um espectáculo ao vivo), entre 1971 e 1983. Todos os elementos do grupo prosseguiram respeitáveis carreiras a solo, e ainda hoje cada um deles é referenciado como “ex-Python”.

As longas metragens disponíveis na Livraria Portuguesa, e repito, a colecção completa e legendada em português, inclui “And Now for Something Completely Different”, uma colectânea dos melhores “sketches” dos primeiros três anos da série televisiva, “Holy Grail”, a primeira longa metragem composta de material completamente original, “Life of Bryan”, considerado por muitos a melhor comédia de todos os tempos, e “The Meaning of Life”, um regresso ao formato dos “sketches”, versando sobre o sentido da vida.

Se não sabe o que oferecer aos seus entes mais queridos este Natal, presentei-os com o humor dos Monty Python. Quem já viu não se importa de rever, pois nunca é demais. Atreva-se a ser “careta” e ofereça estes filmes aos mais novos, que concerteza vão adorar, pois o humor dos Python não tem idade. E parabéns à Livraria Portuguesa, que nos deixa um pouco mais felizes este Natal.

Sem comentários: