quarta-feira, 27 de julho de 2011

Luo Xiying, uma mulher a sério


Ora aqui está uma mulher chinesa quarentona, giraça, trabalhadora e que não precisa de abrir as pernas a ninguém para conseguir os seus intentos. Luo Xiying, de 43 anos, já percorreu 200 mil km em 15 anos a entregar correio a várias aldeias do interior da China. Luo dirige sozinha a estação de correios de Chenfang, província de Jiangxi. Nos últimos 15 anos entregou 500 mil cartas, encomendas, jornais e parcelas sem qualquer atraso aos aldeões.


Não é uma tarefa fácil, pois Chanfeng fica localizado no sopé da montanha Wuyi. Luo, mãe de uma menina de sete anos (irrelevante; não foi concebida com um milionário velho e asqueroso e não lhe trouxe riqueza, antes pelo contrário), pode optar por uma caminhada de 40 km por terrenos íngremes e irregulares, ou uma viagem de 70 km de bicicleta pela única estrada da região. Durante a caminhada a pé Luo sobe aos montes e chega até a atravessar rios com água até ao pescoço! Luo usa as duas alternativas regularmente, e sempre sem incidentes de percurso ou atrasos. Durante o verão faz tanto calor que a nobre carteira chegou a desmaiar. Nem isso a impediu de entregar a correspondência a tempo nas oito aldeias que a esperam todos os dias.


Luo adora o seu trabalho, e às vezes pelo caminho ajuda os aldeões a comprar bens de primeira necessidade. A sua dedicação já lhe fez ganhar vários prémios de "melhor trabalhador postal" em várias categorias (é como os Oscares, só que dos serviços postais da China). Os aldeões naturalmente tratam-na como se fosse família, e Luo tem sempre uma refeição à espera nas casas que avidamente esperam que ela chegue com o tão desejado correio. E Luo diz que sim, é feliz assim neste pequena retribuição de vida que era muito melhor se fosse aplicada por tantos outros em tantos aspectos diferentes da vida. "Eles não vivem sem mim, nem eu sem eles", conclui Luo, em relação à comunidade a que pertence, e que adora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns!, o mundo precisa de pessoas como a Luo Xiying