sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os blogues dos outros


Na mesma altura em que o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, se dirigia para aquela que é a partir de hoje a primeira escola de Direito China - União Europeia, o parlamento Europeu anunciava que o prémio Sakharov ía ser atribuído a Hu Jia. Ninguém comentou. Mas afinal agora estão todos cá. Durão a representar a Comissão e a dizer que vai lembrar o 60º aniversário da Declaração dos Direitos do Homem, os líderes chineses e os dos países asiáticos. E Hu Jia. Preso e considerado um criminoso contra o Estado chinês.

Maria João Belchior, China em Reportagem

Harry Redknapp, treinador do Portsmouth de Inglaterra, quando questionado sobre o Sp. Braga, terá afirmado que conhecia pouco sobre o clube português e que apenas tinha visto uns vídeos. Um desconhecimento que não advém de uma qualquer superioridade futebolística - que, de resto, não existe -, mas sim da típica petulância britânica. Seja como for, tão cedo não se esquece do Braga e vai com certeza passar a respeitar os seus adversários. Ontem, Jorge Jesus deu-lhes 3! Parabéns Sp. Braga! Parabéns Jorge Jesus!

VICI, MACA(U)quices

O eurodeputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro acusou ontem o primeiro ministro José Sócrates de ser "lambe-botas" do presidente venezuelano Hugo Chavez e de prosseguir uma "política externa de cócoras". Durante o debate sobre "perseguições políticas na Venezuela" no Parlamento Europeu, Estrasburgo, Ribeiro e Castro lamentou ainda que "Portugal esteja a ser transformado na sala de visitas do tirano".

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Não sei se já alguém reparou nisto, mas que Stefan Petzner ou o seu malogrado antecessor fossem líderes de um partido de extrema-direita e abafassem a palhinha, quanto a mim ainda...enfim...é como o outro. A gente sabe que o conceito de camaradagem já é ambíguo desde as calendas. Agora, «medo do escuro»? Eh, pá! Isso já é mesmo demasiado mariquinhas.

João Villalobos, Corta-Fitas

Em Portugal não existem trabalhadores, há colaboradores. Ninguém é despedido, há ajustamentos às necessidades de produção. As empresas não fecham a porta, deslocalizam a produção. Não existe perda do poder de compra, há contenção salarial. É populista e demagógico lembrar as crescentes disparidades salariais, devendo antes realçar-se que o mérito deve ser premiado e os gestores têm que estar identificados com os interesses da empresa. Que são os mesmos dos trabalhadores. Desculpem, dos colaboradores.

Pedro Sales, Arrastão

É tempo de fazermos justiça ao general Vasco Gonçalves. Ele foi provavelmente o único homem que, sentado na cadeira de primeiro-ministro em Portugal, acreditou que quando dizia que o país ia ser socialista tal propósito era mesmo para ser levado à letra. Nacionalizou quanto pôde, defendeu ao limite o colectivismo e por essa via teria entusiasticamente prosseguido não fosse ele e o seu fervor comicieiro terem-se tornado obviamente dispensáveis em Setembro de 1975, quando o país já podia arrumar a revolução e as violas no saco.

Helena F. Matos, Blasfémias

Estou a ler o último livro do Miguel Esteves Cardoso Em Portugal não se come mal. Além de me dar uma vontade gigantesca de comer coisas verdadeiramente saborosas e de me fazer soltar umas quantas gargalhadas para o ar, ainda me está a dar ganas de viver uns tempos no Porto.

Minerva McGonagall, Avada Kedavra

"...o Sousa Tavares?!...e levaram-lhe o computador?! Bem feito! é para ele saber o que custa ser roubado em casa!"

O Mal, O Mal Está Feito (outra vez)

Sem comentários: