domingo, 26 de outubro de 2008

De Hull a Matosinhos (passando por Kazan)


Todos gostamos quando o pequeno David vence o grande e arrogante Golias. É por isso que gostamos da Taça de Portugal, e chamamos-lhe "a festa". É uma oportunidade única de clubes pequenos e menos conhecidos de esgrmir os seus argumentos contra os clubes ricos, que tudo açambarcam, e que beneficiam de isenções e aparecem de cara lavada na justiça, apesar de todos sabermos que não é bem assim.

Na Inglaterra existe um pequeno clube de Kingston Upon Hull, na faixa leste de Yorkshire (população: 250.000) que tem batido o pé aos gigantes do futebol inglês. Ontem após a vitória por 3-0 no reduto do West Bromwich Albion, o Hull City AFC "apanhou" o Liverpool e o Chelsea no topo da Premier, e logo no ano de estreia. O Hull tem um orçamento de 7 milhões de libras, bastante pra um clube médio em Portugal, por exemplo. Uma ninharia para a Premier. Este é o ano de estreia do Hull City no escalão maior do futebol inglês, mas já conseguiram vitórias em White Hart Lane, contra o Tottenham, em St. James Park, contra o Newcastle, e no Emirates Stadium, contra o poderoso Arsenal. Somam 20 pontos à 9ª jornada, quando muitos pensavam que iam obter menos que isso no final das 38 jornadas que compõem o campeonato.

Em Portugal o Leixões venceu o FC Porto no Estádio do Dragão por três bolas a duas. Os portistas passaram praticamente a morder o pó dos leixonenses, clube de Matosinhos, uma cidade-satélite da grande invicta. O Leixões já não vencia no Porto desde a longíqua época de 1972/73, e foi a primeira derrota do Porto para o campeonato. O mais curioso é que com esta vitória, graças ao golo do brasileiro Braga (no vídeo), o Leixões isolou-se no comando da Liga Sagres, o que nunca tinha acontecido na história.

No campeonato holandês o pequeno Groningen lidera isolado, e na Rússia o Rubin Kazan, da cidade de Kazan, no Tataristão, está a uma vitória (faltam quatro jogos) para conquistar o campoenato russo, e garantir a entrada directa na Liga dos Campeões. Na época passada o CFR Cluj da Roménia ganhou o campoenato, e o Anorthosis Famagusta tornou-se este ano a primeira equipa cipriota a participar na Liga dos Campeões. Se o futebol está a mudar neste sentido, é uma mudança muito bem vinda. Abaixo o rei, e viva o pequeno.

Sem comentários: