terça-feira, 23 de setembro de 2008

Leite: manter fora do alcance das crianças


Cartoon: Hoje Macau

A recente polémica do leite na China faz lembrar aquela de há alguns anos em Portugal com o nitrofurano nos frangos. Com as devidas distâncias, é claro. Não há notícias de mortes ou internamentos relacionados directamente com as hormonas dos galináceos. A paranóia na altura, que levou uma grande parte da população portuguesa a dispensar o seu franguinho no churrasco (sempre delicioso, diga-se de passagem) obedecia a uma lógica curiosa: deixar de comer o frango neutralizava de uma só vez todos os nitrofuranos que se tinham consumido até ao presente, mesmo que não tivessem feito mal algum.

Agora o leite contaminado com a tal da melamina, essa até então desconhecida, obedece a uma lógica muito mais tétrica: a ganância de alguns empresários e a falta de escrúpulos, que leva a que se almeje o lucro fácil através do completo desrespeito pela vida humana. E então quando as vítimas são bebés torna-se muito mais dramático. Mas é assim a natureza humana. Pergunte-se a qualquer pessoa até onde era capaz de ir para enriquecer, principalmente nos países pobres ou em vias de desenvolvimento como a China. À minima possibilidade de fazer uma pipa de massa, é irrelevante quantas pessoas morram no processo, ou vão parar ao hospital.

É por isso que poucos compreendem o que se passa com a pena da morte na China: é um jogo. O prémio é tentador, o castigo é o “game over”. A regra de ouro é esta: é muito mais difícil tornar-se milionário do que trabalhar que nem um cão a vida toda em troca de umas migalhas. Vale a pena tentar, portanto. Depois a segunda fase desta curiosa “formação” passa por se livrar desse terrível monstro que é a consciência. No caso das vítimas serem velhos torna-se mais fácil (assim como assim, já estão com um pé para cova), agora no caso das crianças, estamos perantes profissionais licenciados com distinção na escola da aldrabice. O leite sabe a água e tem um cor pálida? Junta-se um aditivo utilizado em plástico e placados e voilá, ganha-se em aparência e em proteínas!

Um médico chinês veio desdramatizar o efeito em adultos; a dieta de um adulto é variada, portanto o risco é menor, já as criancinhas, algumas que só bebem leite, estão, portanto, feitas ao bife, em forma de leite. Isto tudo salvo seja, sou um grande adepto do tal leite Dairy Farm (coitada da Nestlé que vai pensar duas vezes antes de investir novamente na China), e dias há em que bebo dois num só dia. O leite com chocolate, por exemplo, é delicioso. Orgulho-me de ter uns ossos férreos, e nunca quebrei ou sequer fracturei algum (apesar de ter jogado rugby), tudo porque sempre dei uma importância excepcional ao cálcio do leite. E além do meu caso, as mulheres grávidas? Ou lactantes? Não precisam elas próprias de beber leite para conseguir produzir cálcio para os infantes? É um caso de envenenamento que causou um verdadeiro efeito de bola de neve. Mas de tudo isto haja algo de positivo. As mulheres chinesas, sempre tímidas em dar que mamar do próprio peito (uma questão cultural relacionada com a beleza), começam a fazê-lo. Só espero que a dieta delas não inclua o tal leite bovino...

Sem comentários: