sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cantonense num minuto


A TDM transmitre diariamente, perto das 23 horas, uma série educacional intitulada "Cantonese in one minute", apresentada por Pierre-François Metayer (李能欢). Metayer nasceu em 1981 em Paris, veio para Macau quando tinha um ano e estudou numa escola chinesa, onde aprendeu a escrever e a falar inglês, cantonense e Mandarim. Regressou a Paris quando tinha 10 anos e quando terminou o ensino secundário, em 2001, regressou à China. Em Pequim estudou no Academia de Cinema. No seu currículo tem já três séries e dois filmes. Em "Cantonese in one minute", Metayer demonstra a sua enorme capacidade de improviso, e ensina expressões idiomáticas em chinês com humor e descontração. Saiba mais sobre este simpático francês com uma paixão pelo Oriente aqui, na sua página pessoal.

8 comentários:

Anónimo disse...

Realmente o homem é um fenómeno. Para além do seu jeito para línguas, tem sentido de humor (e até aqui falei a sério). Não admira que tenha acabado o ensino secundário no ano em que nasceu. :)

Leocardo disse...

Certo, certo, faz todo o sentido.

Anónimo disse...

Nao conheço ao homem mas pelo que já vi na TDM nao acho a serie grande coisa. Alias, acho que está ao nível duma TV como a TDM...

Anónimo disse...

Discordo da posta anterior.
A TDM está a prestar um grande serviço com a série do francês... nem sabia que era francês.
Não há comparação entre estes programas e a regrogada TVEM do Rocha Diniz.
Os meus colegas do serviço dizem-me o chinês do homem é irreprensível.
Espero que a seguir a TDM dê uma série igual mas a ensinar o mandarim.

Anónimo disse...

O anónimo das 23.17 deve ser daqueles que nunca estão satisfeitos com nada. Talvez consiga fazer melhor mas esteja apenas à espera de uma oportunidade...

Anónimo disse...

O anónimo das 23:17 nao gostou do programa e tem tudo o direito a nao gostar e a dize-lo. O anónimo das 23:17 acha que o dito programa é de baixa qualidade e que só uma TV de baixa qualidade como a TDM aceitaria programa-lo. O anónimo das 23:17 passa por ser um profissional da TV que sabe do que está a falar. O anónimo das 23:17 nao julga o valor do programa, mas a sua qualidade televisiva.
Sem falar chinês, nao tenha duvida o anónimo anterior que, até o proprio francês faria muito melhor com um orçamento menos amador, a altura do producto.

Cumprimentos,

O anónimo das 23:17

Anónimo disse...

Se fala da qualidade técnica, é capaz de ter muita razão. Agora que a ideia é excelente e o homem tem jeito, isso não é preciso ser profissional de televisão para avaliar.

Anónimo disse...

Uma boa ideia mal levada a practica nao da em um bom producto. Acho que concordamos no importante.

Cumprimentos