sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Escola e associações


1) A Rádio Macau noticiou hoje que o novo projecto da EPM, da autoria de Vicente Bravo, teria o dobro da área das actuais instalações da Escola, actualmente localizada na Avenida D. João IV. A escola a construír no abandonado Hotel Estoril teria cerca de 16 mil m2 e uma piscina coberta maior que a actual Piscina Municipal, situada na Estrada da Vitória. Esta revelação bombástica surge um dia depois do director dos Serviços de Educação, Sou Chio Fai, ter revelado que o Hotel Estoril nunca seria opção, uma vez que as instalações actuais oferecem melhores condições. Certamente que as intenções de Sou Chio Fai foram as melhores, apaziguadoras até considerando que a Associação de Pais se mantém firme na manutenção da EPM onde está. Mas à luz destes novos factos, esperam-se mais capítulos desta polémica que se arrasta há já alguns anos.

2) É interessante começar a observar a criação e protagonismo de algumas associações cívicas a um ano das eleições para a Assembleia Legislativa. Esta semana o "Grupo para a protecção do Farol da Guia", liderada por um funcionário público, voltou a merecer honras de destaque na imprensa ao criticar o Plano Conceptual para o Desenvolvimento Urbano de Macau. Esta é um associação cujos argumentos colhem entre a população, pois toca num assunto que é problema de todos: o terrorismo urbanístico que grassa em Macau. Por outro lado existe uma espécie de associação na calha liderada por uma académica que apresenta frequentemente opiniões, estatísticas e estudos de elevado conteúdo teórico, sobre Ciência Política. O que eu penso é o seguinte: quem não vota ou não se identifica com as forças políticas existentes é porque se está nas tintas, e prefere ficar em casa ou fazer outra coisa qualquer. Não basta acenar com alternativas para encher de areia o frasco por entre os feijões...

4 comentários:

Anónimo disse...

O melhor será vir outra vez a ministra da inducação de Portugal passear a Macau, que a coisa resolve-se.

Anónimo disse...

para quê mudar de instalaçoes, e ainda por cima maiores, se a escola vai continuar a perder alunos todos os anos?

Anónimo disse...

vamos lutar todos pelo movimento de apoio da candidatura do vitinho ao chefe do executivo

Anónimo disse...

só queria deixar uma nota: seguindo uma prática muito corrente ultimamente, a Rádio quis fazer da coisa uma grande novidade mas não descobriu nada de bombástico, porque a questão da diferença das áreas já foi noticiada há meses por um jornal português local.