quinta-feira, 15 de maio de 2008

Diplo-macia


Depois de uma semana em que um dos maiores grupos empresariais portugueses, o BES, abriu as perninhas ao regime angolano, a gasolina aumentou pela 15ª vez este ano, e o primeiro-ministro violou uma lei que ele próprio aprovou, eis que agora o nosso Sócrates se encontra com este menino, e ambos fazem juras de amor eterno. Espera-se que o resto do calendário este ano inclua visitas à Birmânia de Than Shwe, ao Zimbabwe de Mugabe e à Coreia do Norte de Kim Jong-il. Isto é diplo-macia!

18 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Leocardo,

Longe de mim estar a defender um personagem como o Chavez.
Mas acho que está a exagerar um pouco quando o compara com o Mugabe ou o Kim Il Sung.
Se bem que haja a possibilidade de ele evoluir para bem pior, até agora ele não passa de uma espécie de palhaço, estilo Alberto João.
E a Venezuela não é nenhum estado pária como o Zimbabwe ou a Birmânia.
E alem disso existe uma importante comunidade portuguesa na Venezuela

Anónimo disse...

O que há de comum entre o Chávez e o Kim Jong-Il? Ou entre o Governo venezuelano e o Governo norte-coreano? Ou entre o regime venezuelano e o regime norte-coreano?

Idem, relativamente ao Mugabe e ao Than Shwe.

Anónimo disse...

O Leocardo não incluiu nesse roteiro o Hu Jintao. Acha que o Chávez e o regime venezuelano são menos deomcráticos que o Hu Jintao e o regime chinês?

Leocardo disse...

Calma minha gente, estava apenas a falar da evolução dos acontecimentos. E se gostam tanto do Chavez, bem, fiquem vocês com ele. Eu prefiro o Hu Jintao, e de longe. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Quando eu disse Kim Il Sung, o que queria dizer era obviamente Kim Jong Il.
mas enfim, tal pai tal filho, é facil confundir.

Leocardo disse...

A ideia deste post nasceu depois de ter visto no jornal da tarde a reverência que Sócrates fez a Chavez, e de como o ditador (sim, ditador) se rebola todo por ter lá um amiguinho para brincar. Se a nossa dependência do petróleo leva-nos a isto...

Contraditório: é curioso como a comunidade portuguesa na Venezuela é tão importante, mas a deste lado, népias, não conta.

Anónimo disse...

Ditador porquê?

Anónimo disse...

A deste lado é muito reduzida, caro Leocardo.
Quase em vias de extinção.
E a China nao é nem nunca foi uma prioridade da politica externa portuguesa.

É assim a vida...

Anónimo disse...

onde está o nosso vitório?

Anónimo disse...

ditaura é mesmo com ele

Anónimo disse...

Eu, a princípio, tive dificuldade em perceber a sua comparação. Mas se se refere ao facto de, depois de umas dicazinhas do criminoso Sócrates, a Venezuela se poder transformar numa Coreia do Norte, já percebo. Esperemos que Chávez não vá na conversa.

Anónimo disse...

Calma minha gente...Contrariam o Leocardo... o moço arreganha logo os dentes...

Leocardo disse...

Ah sim, como pode facilmente depreender, fiquei furioso. Lol.

Anónimo disse...

O Leocardo às vezes consegue ser bastante ignorante....então mas vai comparar o Hugo Chavez ao Mugabe?
É no minino triste. E já agora adorava perceber essa sua admiração pelo Hu Jintao.
Se calhar podia-se mudar para la, acho que o Hu ia adorar ler um blogue livre como o seu todos os dias onde critica o Governo, entre outras coisas, porque está num sítio onde há liberdade de expressão. Um pouco duvidosa mas ainda há.
Experimente =) Depois conte-nos como foi!

Leocardo disse...

Critico o Governo? Lol. Onde? E agora quem está a arreganhar os dentes? Grrr...grrr...uof! uof! Busca, busca, mata, mata.

Leocardo disse...

E agora a sério: nunca comparei o Chavez ao Mugabe. O que quis dizer com este post - fundamentalmente irónico - foi que o Chavez é apenas o aperitivo. Quem sabe se Sócrates vai incluir os países que referi nas suas próximas visitas. Epá acho que não, e espero que não.

Já agora acho que o nosso primeiro-ministro (para mim é o "outro", sendo que Wen Jiabao é o meu primeiro-ministro, de facto) deve ter-se arrepiado cada vez que o ditador venezuelano (ditador porque, entre outras coisas mandou fechar um canal de televisão que o criticava e ousou referendar a rotatividade presidencial para se perpetuar no poder, o que nem passa pela cabeça de Hu Jintao, por exemplo) vem com aqueles socialismos de trazer por casa. A gaveta onde mora o socialismo do nosso Governo já ganhou pó.

Finalmente, esta é apenas a minha opinião. Se não concorda não precisa de me chamar ignorante ou "arreganhado". Tem um muito bom remédio, sabe qual é.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

É mesmo resmungão este Leo,

Acaba sempre assim... "se não gostas do que eu digo, olha põe-te...e não vás sozinho..."

Só falta mesmo deitar a língua de fora!

Enfim...

Anónimo disse...

desculpem mas desta vez o Leocardo tem toda a razão... Política hipócrita!