quinta-feira, 22 de maio de 2008

Gente boa


O filantropo Yu Pang-lin (na imagem) prometeu doar 100 milhões de dólares de Hong Kong dos 1300 milhões que vai obter da venda de cinco propriedades em Kowloon, para reconstruir escolas nas áreas afectadas pelo sismo na província de Sichuan. Entre estas propriedades encontra-se a antiga morada do falecido actor Bruce Lee. Yu, de 87 anos, promete doar no mínimo 28.8 milhões de HKD, desde que uma das propriedades seja vendida. O resto será depositado numa fundação de caridade com o seu nome.

Ao doar apenas 28.8 milhões, disse Yu, a sua intenção é não tirar protagonismo ou competir com o bilionário Li Ka-shing, que doou 30 milhões. "Contudo, se o dinheiro não for suficiente para o projecto da reconstrução das escolas, doarei o que for necessário, mesmo 100 milhões", disse o filantropo. Acrescentou ainda que quer ver a construção das escolas efectuada ainda durante a sua vida.

Yu afirma que as escolas que ruiram devido ao terramoto foram mal construídas, e espera que Pequim aceite a sua proposta de lhe garantir a inspecção das obras. "Quero ver e tocar nessas escolas, para ter a certeza que não vão cair", disse Yu. Apesar de vários pais que perderam os filhos no terramoto apontarem o dedo à fraca qualidade dos edifícios escolares, nenhuma infra-estrutura construída por companhias de construção de Hong Kong foi afectada pela tragédia.

Yu Pang-lin, uma vez considerado pela revista Times o filantropo mais generoso do mundo, enviou para Sichuan várias ambulâncias, equipas médicas e material de primeiros socorros no mesmo dia do terramoto. Depois de ter sido operado às cataratas em 2000, quando se encontrava praticamente cego, Yu investiu 500 milhões de renminbis na criação, em Shenzhen, de um serviço que oferece aos mais pobres consultas e operações oftalmológicas gratuitas. Ainda há gente boa.

6 comentários:

Unknown disse...

basta ver o penteado dele pra saber que ele e um grande filantropo...

Anónimo disse...

Leocardo, alguns meses atras, madei um comentario no blog do Leocardo, e a sua resposta era que voce nunca publicou nada, apenas "Post" algo no blog...mas reparei agora que ja vem a palavra "publicado", o que isso significa?

Leocardo disse...

Pedro: o senhor tem 87 anos, não se poe pedir muito.

Anónimo: não percebi muito bem. A que caso se refere, concretamente?

Anónimo disse...

é que, alguns meses atrás você, retramitiu uma publicidade de um senhorio que anunciava que um determinado advogado lhe devia renda...na altura comentei que você "publicou" e a sua respota foi: você não publica nada, pois você só faz "post"...mas agora vejo em cada artigo vejo a palavra "publicada por Leocardo"

Anónimo disse...

É cada ressabiado...

Leocardo disse...

Vamos lá, calma nas hostes. Caro anónimo das 7:09, o que quer dizer exactamente? Que eu publiquei esse anúncio? Que os senhorios daquele escritório pagaram-me para publicar o anúncio? Ao que se refere exactamente? E já agora a parte "publicada por Leocardo" é da blogger.com, não sou eu que escrevo.

Cumprimentos

PS: Quando diz "há alguns meses" não precisa de acrescentar "atrás". Está implícito e é uma redundância.