quinta-feira, 15 de maio de 2008

Diplo-macia


Depois de uma semana em que um dos maiores grupos empresariais portugueses, o BES, abriu as perninhas ao regime angolano, a gasolina aumentou pela 15ª vez este ano, e o primeiro-ministro violou uma lei que ele próprio aprovou, eis que agora o nosso Sócrates se encontra com este menino, e ambos fazem juras de amor eterno. Espera-se que o resto do calendário este ano inclua visitas à Birmânia de Than Shwe, ao Zimbabwe de Mugabe e à Coreia do Norte de Kim Jong-il. Isto é diplo-macia!

18 comentários:

  1. Meu caro Leocardo,

    Longe de mim estar a defender um personagem como o Chavez.
    Mas acho que está a exagerar um pouco quando o compara com o Mugabe ou o Kim Il Sung.
    Se bem que haja a possibilidade de ele evoluir para bem pior, até agora ele não passa de uma espécie de palhaço, estilo Alberto João.
    E a Venezuela não é nenhum estado pária como o Zimbabwe ou a Birmânia.
    E alem disso existe uma importante comunidade portuguesa na Venezuela

    ResponderEliminar
  2. O que há de comum entre o Chávez e o Kim Jong-Il? Ou entre o Governo venezuelano e o Governo norte-coreano? Ou entre o regime venezuelano e o regime norte-coreano?

    Idem, relativamente ao Mugabe e ao Than Shwe.

    ResponderEliminar
  3. O Leocardo não incluiu nesse roteiro o Hu Jintao. Acha que o Chávez e o regime venezuelano são menos deomcráticos que o Hu Jintao e o regime chinês?

    ResponderEliminar
  4. Calma minha gente, estava apenas a falar da evolução dos acontecimentos. E se gostam tanto do Chavez, bem, fiquem vocês com ele. Eu prefiro o Hu Jintao, e de longe. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Quando eu disse Kim Il Sung, o que queria dizer era obviamente Kim Jong Il.
    mas enfim, tal pai tal filho, é facil confundir.

    ResponderEliminar
  6. A ideia deste post nasceu depois de ter visto no jornal da tarde a reverência que Sócrates fez a Chavez, e de como o ditador (sim, ditador) se rebola todo por ter lá um amiguinho para brincar. Se a nossa dependência do petróleo leva-nos a isto...

    Contraditório: é curioso como a comunidade portuguesa na Venezuela é tão importante, mas a deste lado, népias, não conta.

    ResponderEliminar
  7. A deste lado é muito reduzida, caro Leocardo.
    Quase em vias de extinção.
    E a China nao é nem nunca foi uma prioridade da politica externa portuguesa.

    É assim a vida...

    ResponderEliminar
  8. onde está o nosso vitório?

    ResponderEliminar
  9. ditaura é mesmo com ele

    ResponderEliminar
  10. Eu, a princípio, tive dificuldade em perceber a sua comparação. Mas se se refere ao facto de, depois de umas dicazinhas do criminoso Sócrates, a Venezuela se poder transformar numa Coreia do Norte, já percebo. Esperemos que Chávez não vá na conversa.

    ResponderEliminar
  11. Calma minha gente...Contrariam o Leocardo... o moço arreganha logo os dentes...

    ResponderEliminar
  12. Ah sim, como pode facilmente depreender, fiquei furioso. Lol.

    ResponderEliminar
  13. O Leocardo às vezes consegue ser bastante ignorante....então mas vai comparar o Hugo Chavez ao Mugabe?
    É no minino triste. E já agora adorava perceber essa sua admiração pelo Hu Jintao.
    Se calhar podia-se mudar para la, acho que o Hu ia adorar ler um blogue livre como o seu todos os dias onde critica o Governo, entre outras coisas, porque está num sítio onde há liberdade de expressão. Um pouco duvidosa mas ainda há.
    Experimente =) Depois conte-nos como foi!

    ResponderEliminar
  14. Critico o Governo? Lol. Onde? E agora quem está a arreganhar os dentes? Grrr...grrr...uof! uof! Busca, busca, mata, mata.

    ResponderEliminar
  15. E agora a sério: nunca comparei o Chavez ao Mugabe. O que quis dizer com este post - fundamentalmente irónico - foi que o Chavez é apenas o aperitivo. Quem sabe se Sócrates vai incluir os países que referi nas suas próximas visitas. Epá acho que não, e espero que não.

    Já agora acho que o nosso primeiro-ministro (para mim é o "outro", sendo que Wen Jiabao é o meu primeiro-ministro, de facto) deve ter-se arrepiado cada vez que o ditador venezuelano (ditador porque, entre outras coisas mandou fechar um canal de televisão que o criticava e ousou referendar a rotatividade presidencial para se perpetuar no poder, o que nem passa pela cabeça de Hu Jintao, por exemplo) vem com aqueles socialismos de trazer por casa. A gaveta onde mora o socialismo do nosso Governo já ganhou pó.

    Finalmente, esta é apenas a minha opinião. Se não concorda não precisa de me chamar ignorante ou "arreganhado". Tem um muito bom remédio, sabe qual é.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  16. É mesmo resmungão este Leo,

    Acaba sempre assim... "se não gostas do que eu digo, olha põe-te...e não vás sozinho..."

    Só falta mesmo deitar a língua de fora!

    Enfim...

    ResponderEliminar
  17. desculpem mas desta vez o Leocardo tem toda a razão... Política hipócrita!

    ResponderEliminar