quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Um dia a casa vem abaixo


Um prédio localizado na zona do Patane, o Sin Fong Garden (é irónico chamarem isto de "garden") foi notícia em Macau. O edifício foi ontem completamente abandonado pelos seus residentes devido a falhas na sua estrutura - abanava, o magano - aparentemente devido às obras de outro edifício em construção ali ao lado. Resumindo, os moradores pegaram nas malase foram dormir num hotel ou na casa de familiares, com medo que o tecto lhes caísse em cima das cabeças durante a noite. Ala que se faz tarde, e o seguro morreu de velho.

O Chefe do Executivo e outros políticos locais visitaram o local do "desastre" durante o dia de hoje. Para uns uma dor de cabeça, para outros uma oportunidade para fazer real politik. Enquanto Chui Sai On pensa na forma de resolver o problema, o deputado Ho Ion Sang, da Associação de Moradores, aproveita para carregar umas malinhas e fazer campanha para as eleições do próximo ano. O gajo está mesmo preocupado com as centenas de desgraçados que agora vêem a casa ir abaixo.

Mais uma vez fica em cheque a qualidade das estrutras no território. O edifçio é já bastante antigo - cerca de trinta anos - e na altura não se terá pensado no futuro quando se investiu na estrutura. Foi o costume e pouco mudou desde então: construções rápidas, materiais baratos e acabamentos miseráveis. O que interessa é vender as fracções, facturar, e agora todos apontam o dedo ao "grande proprietário", que é como aqui é chamado o construtor do prédio, e proprietário inicial, que terá vendido gato por lebre. Tantos anos depois, e só por acaso, enfim.

Agora isto vai ser um grande nó a desatar. Das duas uma: ou se reforçam as estruturas do Sing Fong, ou se indemnizam os proprietários. Mas regressar ao edifício, mesmo com gaantias que é seguro, será difícil, e no caso de indemnização, quem indemniza, afinal? E este é apenas um dos muitos edifícios decadentes existentes na zona baixa da cidade. Enquanto o reeordenamento dos bairros antigos continua adiado, é possível que muitos prédios entrem em coma, como este. E para quando uma verdadeira tragédia que chame realmente a atenção para este problema?

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Perguntinha de algibeira:
Para que é que serviu aquela procissão toda para ir ver o prédio?
Bfds!!!

Leocardo disse...

Para mostrar que estão preocupados com a "loja". Sabe quanto custaria uma fracção naquele Sin Fong se comprasse há uma semana? Entre 4 e 5 milhões! Bem, agora nem 4 ou 5 mil deve valer...

Cumprimentos.