sexta-feira, 8 de abril de 2011

Amanhã como sushi


Ainda falando do Japão, as recentes notícias da crise do reator de Fukushima falam da contaminação do solo e da água, o que levanta preocupações muita sérias a nível regional. Em Macau e Hong Kong o impacto chegou aos produtos importados do Japão, e especialmente ao sushi.

O sushi e o sashimi (de que gosto muito) são muito populares aqui na região, e alguns restaurantes da especialidade chegam a ter listas de espera para se conseguir um lugar. Acontece que devido à recente crise a procura está em queda, e em Hong Kong cerca de 10% dos estabelecimentos de sushi vão fechar as portas.

Também as agências de viagens registam menos procura do Japão como destino, ao ponto da Air Macau ter suspendido todos os vôos para o país do sol nascente até dia 23. Quanto a isto, pouco pode ser feito. Não cabe na cabeça de ninguém ir agora ao Japão, por razões diversas, nem que seja pelo facto dos próprios japoneses estarem mais preocupados com outras coisas do que em receber-nos condignamente.

Mas já quanto ao sushi, permitam-me discordar desta onda de pânico. Parece que por muito que os comerciantes apregoem que o salmão é da Noruega e os restantes peixes da Coreia do Sul e outros locais insuspeitos, o povo não acredita, e alinha no seguidismo do "é do Japão, está cheio de radiação". Esta é uma gente que se apaixona e desapaixona muito facilmente das coisas. Para comemorar esta nova onda de sossego nos restaurantes de sushi, vou amanhã celebrar com sashimi, tempura e sake ao almoço.

12 comentários:

Anónimo disse...

Oh Leocardo,aqui em Portugal eu costumo comer no restaurante gonatural http://www.gonatural.pt/ quase todos dias.E lá, há sempre uma prateleira cheia de sushi,e que esgota sempre a hora do almoço,mas depois do sismo no japão quando vou lá almoçar ou jantar vejo a prateleira cheia de...sushi.Isso prova que muita gente está com medo de comer sushi contaminado,é claro que o peixe do sushi aqui em Portugal nem sequer vem do japão.Vem da europa .Agora imagina o pessoal lá na ásia com medo do sushi,vários restaurantes japoneses vão a falencia

Pedro Coimbra disse...

Sou fã de cozinha japonesa.
E há um restaurante que frequento muitas vezes com a família - o Yuzu, na Taipa.
Costuma ser complicado conseguir mesa.
Faz amanhã duas semanas, fomos lá jantar.
Estava vazio.
Esta malta realmente convence-se que estes restaurantes mandam vir os produtos do Japão?
É preciso ser idiota!!
O que é que lá tinham que era importado do Japão?
Alguma carne e vieiras.
Tudo importado antes do sismo e do tsunami.
Se se preocupassem mais com merdas que comem todos os dias, em restaurantes nojentos, era capaz de ser mais avisado.

Anónimo disse...

( a não perder a capa da TVguia desta semana, também... imperdível .. )

Anónimo disse...

Isso não é idiotice,é MEDO,quando havia gripe das aves ou doença das vacas loucas as pessoas tambem tinham medo de comer galinha e ou vaca.

Anónimo disse...

Eu já comia era uma japonesa. É carne que tenho a certeza que não está contaminada com radiações.

Anónimo disse...

Sushi era mais uma moda parva. Ng está preocupado com a radiação, simplesmente encontrou um pretexto para deixar de comer merda sem parecer mal pq a maioria nem gostava daquilo, ficava bem e tal..

Leocardo disse...

?!

Eu gosto de sushi e vou continuar a comer, porra.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

A Air Macau não suspendeu todos os voos para o Japão. Apenas alguns. Melhor pesquisar um bocado antes de escrever idiotices.

Leocardo disse...

"A Air Macau suspendeu as três ligações aéreas semanais que costuma oprtar entre Macau e Tóquio até 23 de Abril devido a uma forte queda da procura".

In Hoje Macau, 8/4/2011, pag. 9

Eu não invento nada, e idiota é você.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

E assim ficamos a saber que:

1 - O Japão é Tóquio

2 - A Air Macau só voa para Tóquio

3 - O Leocardo é, de facto, idiota.

Anónimo disse...

Japão é Tóquio e o resto é paisagem.

Anónimo disse...

Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.