quarta-feira, 1 de abril de 2015

O tempora o mores!



Este é um sinal evidente da falência de valores que marca o tempo em que vivemos, onde tudo parece ser o oposto daquilo que devia ser. O jogador de futebol profissional Judilson Mamadu Tuncara Gomes, nascido há 23 anos em Sintra e com ascendência guineense, é agora notícia por estar a ser vítima de "chantagem" por parte de desconhecidos que ameaçam divulgar imagens de vídeo "comprometedoras" para a sua carreira. O atleta que actualmente representa o Belenenses, clube onde se formou, mas por empréstimo dos italianos do AC Milão, para onde se transferiu com 19 anos de idade, é mais conhecido no mundo do futebol por "Pelé", um apelido que se tornou célebre por Edson Arantes do Nascimento, um brasileiro que é hoje considerado o melhor jogador dos todos os tempos, e que muitos futebolistas da mesma derivação étnica que ele adoptam, mesmo que não tenham a capacidade de atingir o mesmo patamar, quer em termos de qualidade, quer de popularidade - às vezes basta apenas "dar uns toques". Assim este "Pelé", como passarei a designá-lo, terá participado de uma pequena festa íntima na companhia de um amigo, e na qual participaram ainda duas moças brasileiras, e aparentemente todos se divertiram num ambiente da maior concordância e sem qualquer disputa ou desaguisado, mas com um senão: ficaram registadas imagens em vídeo desse encontro, e este é o móbil da alegada chantagem de que o jogador diz agora ser vítima, e que terá o intuito de "arruinar a sua carreira", caso não aceda às exigências dos chantagistas.

Desconheço se terá existido uma verba pré-acordada, o que a ser verdade não seria novidade para Pelé, ele próprio um profissional, mesmo que doutro ramo, mas não foi um desentendimento nesse particular que preocupa o atleta, que também não é casado, pelo que não se põe o problema de uma eventual infidelidade conjugal - se tem ou não namorada, esta pode perdoá-lo ou deixá-lo, nada a obriga ou impede de nada. Então qual é o problema? Recuemos até 1980, mais ano, menos ano, quando tivemos um caso semelhante, só que sem vídeos e sem chantagem de espécie alguma, mas apenas "rumores". Na altura o atleta Reinaldo, que partilha com este Pelé a ascendência guineense e o apelido "Gomes" (Maurício Zacarias Reinaldo Rodrigues Gomes de sua graça), era jogador do Benfica, onde fazia a posição de avançado. Certo dia ou certa noite, algo que tal como a veracidade nos factos, nunca viria a ser comprovado, ter-se-ia envolvido com uma conhecida cançonetista de uma banda "pop" que começava a ganhar popularidade, e num momento de afeição mais extremo, terá causado a rotura do esfíncter da jovem, e uma lesão que foi muito além da simples físsura anal - o tribunal popular apressou-se a vaticinar que o Reinaldo "partiu a bilha" à tal cantora, e muitos devem estar recordados, ou pelo menos ouviram falar do caso, que apesar de nunca ter sido confirmado por nenhum dos intervenientes, passou a constar do imaginário da época, onde não era fácil recolher imagens de vídeo e o conservadorismo vigente não olhava com bons olhos para o cúpula inter-racial, que é actualmente uma modalidade com muita saída.

Pesando todos estes factores na balança, a preocupação de Pelé não tanto com o registo magnético do seu desempenho (se tivesse que apostar diria que foi "excelente", ao nível de um desportista profissional, entenda-se), ou com a honra da sua parceira casual, que entretanto fechou a sua conta no Facebook por "temer represálias" - ou por ser cúmplice de um eventual crime de extorsão, possibilidade que vem ganhando alguma força - mas pelo "prejuízo que isto poderá trazer para a sua carreira". Agora pergunto eu: porquê? Desde quando é censurável que um jovem solteiro, saudável, e no pleno uso das faculdades tenha um relacionamento consentido a este nível num país livre e democrático, ainda para mais sem as consequências do anteriormente descrito, onde foi necessário reconstruír a flora rectal da receptora da já célebre virilidade guineense? Está tudo louco, bêbado, ou virado para a fanchonice? Quer dizer que o rapaz corre o risco de ver desvalorizado o seu passe por ter feito um passe de morte para o seu ponta de lança, que assim com sucesso atirou a contar para o fundo da rede do adversário? Serão estes chantagistas panilas, e na verdade querem que o Pelé lhes faça o mesmo que consta do rumor em que o seu compatriota Reinaldo deu uma andar novo a uma garbosa cantora, que ainda ficou com uma "souvenir" em forma de pontos no bujão? Espero que as autoridades detenham estes tipos, sim, mas pela tentativa de chantagem, que é crime, e não pelo seu móbil. Quase que fico a desejar que por uma feliz coincidência fossem parar à "ala Bissau" quando fossem metidos na choldra, mas depois fico a pensar: será isso castigo, ou prémio? Fora isso, força Pelé! Não fizeste nada de errado, rapaz. Obrigado por me deixares com alguma fé no género masculino, ao adoptares um comportamento dentro dos parâmetros da normalidade. Abençoado sejas.

Sem comentários: