quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os sons dos 80: Dio


Se há algum dos mais fiéis servidores de Satã que merece ficar sentado do lado direito do trono do Senhor das Trevas, esse é sem dúvida Ronnie James Dio. Nascido em Portsmouth, New Hampshire em 1942 com o nome de Ronald James Padavona, foi um brilhante aluno no Liceu, ganhando inclusive uma bolsa para a Juilliard School, em Nova Iorque, mas a sua paixão pelo "rock'n'roll" impediram-no - isto apesar de ter passado a infância a ouvir canto lírico. Em 1960 foi estudar Farmácia para a Universidade de Buffalo, mas desistiu depois de um ano. Começou a juntar-se a grupos de "rock", primeiro com os Prophets, entre 1960 e 1967, gravando 11 álbums, alguns com canções em italiano. Entre 1967 e 1975 esteve com os Elves, que mudaram de nome para Electric Elves e finalmnete para Elf, e com esta última designação gravou três LPs de "hard-rock" que lhe deram alguma notoriedade. Em 1975 formou com o guitarrista Ritchie Blackmore os Rainbow, que o catapultaram para o sucesso, e finalmente em 1980 teve a difícil missão de substituir Ozzy Osbourne nos Black Sabbath.


O primeiro disco de Dio com os Sabbath foi "Heaven and Hell", certificado com platina nos Estados Unidos, e disco de ouro no Reino Unido. Os singles "Neon Knigths" - que vemos aqui numa interpretação ao vivo - e "Die Young" foram respectivamente nº 22 e nº 41 no top do Reino Unido. Dio parecia encaixar que nem uma luva no grupo, e recebeu uma grande aceitação dos fãs, que já pareciam um tanto ou quanto agastados com os excessos de Ozzy, perdido no álcool e nas drogas. No ano seguinte Dio e os Sabbath gravam "Mob Rules", disco de prata no Reino Unidos, e em 1982 o álbum ao vivo "Live Evil". Posto isto o cantor deixa os Sabbath e forma o seu próprio grupo, e baptiza-o nem mais nem menos de...Dio.


O primeiro álbum dos Dio é "Holy Diver", nº 13 no Reino Unido e nº 56 da Billboard. O single que dá o nome ao disco, é talvez o tema mais conhecido do cantor, e revela uma enorme maturidade musical, pelo menos no que toca ao "hard-rock" e "heavy-metal". Outro single do álbum e favorito dos fãs é "Rainbow in the Dark".


Seguiram-se mais três álbums, "The Last in Line", "Sacred Heart" e "Dream Evil", todos top-10 no Reino Unido, e os Dio afirmavam-se como uma das mais respeitáveis bandas do rock mundial. Foi um total de dez álbums de originais até 2004. Este "Rock'n'Roll Children", de "Sacred Heart" é um dos temas mais conhecidos, e um dos mais requisitados nos concertos ao vivo.


Ronnie James Dio foi assim como um padrinho para outros artistas do seu género. A banda Tenacious D, dos actores Jack Black e Kyle Glass, gravaram para o seu primeiro álbum, em 2001, uma homenagem ao "mestre", e que chamaram simplesmente "Dio". Na letra dizem que "Dio tocou rock durante muito tempo, mas agora está velho, e deve passar o seu ceptro".


Dio agradeceu, e retribuíu anos depois, em 2006, com uma participação especial no filme dos Tenacious D, "The Pick of Destiny". No vídeo do tema "Kickapoo" Dio sai de um poster para dar conselhos a um jovem Jack Black, que quer ser cantor "rock" mas conta com a oposição de seu pai, aqui intepretado por outro conhecido cantor, Meat Loaf.


Dio tinha regressado temporariamente aos Black Sabbath em 1992 para gravar o álbum "Dehumanizer", e em 2006 junta-se a dois elementos dos Sabbath, TonnY Iommi e Geezer Butler, e juntamente com o seu companheiro de longa data dos Dio, Vinny Appice, forma o seu último grupo, os Heaven & Hell, que em 2009 gravam o seu primeiro e único álbum, "The Devil You Know" - muito bem recebido, chegando a nº 4 no Reino Unido e nº 21 da Billboard. No mesmo ano, em Novembro, é-lhe diagnosticado um cancro no estômago, e em 16 de Maio de 2010, Ronnie James Dio despede-se do mundo dos vivos, aos 67 anos. Este vídeo do single "Bible Black", o último de Dio, foi lançado postumamente.


Após o desaparecimento de Dio, surgiram inúmeras homenagens, e talvez a maior de todas este ano, com este "This is Your Life", onde 14 bandas interpretram outros tantos temas da carreira do cantor. Metallica, Motörhead, Anthrax, Scorpions, e claro, Tenacious D, entre outros, prestaram o seu tributo àquele que foi sem dúvida um homem sempre fiel aos princípios artísticos que regeram a sua carreira, quer se concordem com eles ou não. Salvé, Ronnie James Dio.

Sem comentários: