segunda-feira, 21 de abril de 2014

Chelsea entrega os pontos


O Chelsea terá comprometido seriamente as suas ambições ao título da Premier League inglesa ao perder em casa por 1-2 frente ao último classificado, o Sunderland. Um resultado completamente inesperado, apesar do laterna-vermelha ter "avisado", quando a meio da semana arrancou um empate a duas bolas no terreno de outro candidato, o Manchester City. E parecia que tudo ia correr dentro da normalidade, quando aos 12 minutos o camaronês Samuel Eto'o inaugurou o marcador para os londrinos, mas seis minutos depois o empate chegaria por Connor Wickham, o mesmo jogador que apontou os dois golos contra o City. De calculadora na mão e com as contas da manutenção ainda muito complicadas, os nordestinos foram segurando o empate em Stamford Bridge, e seriam recompansados aos 82 minutos quando beneficiaram de uma grande penalidade, convertida pelo italiano Fabio Borini. O adjunto do Chelsea, Rui Faria, excedeu-se nos protestos e acabou por ser expulso, e não era para menos - esta for a primeira derrota de José Mourinho e da sua equipa técnica para a Premier League. Noutros jogos de Sábado, apenas o Tottenhama aproveitou o factor casa, ao vencer o Fulham em White Hart Lane por 3-1. Em pólos de forma opostos continuam Crystal Palace e Newcastle, com os primeiros a obter a quinta vitória consecutiva, ao vencerem por 1-0 no reduto do West Ham, e os segundos a perderem pela quinta vez em tantos jogos, em casa frente ao Swansea, por 1-2. Aston Villa e Southampton empataram a zero no Villa Park, enquanto o aflito Cardiff não foi além de um empate a um golo na recepção ao tranquilo Stoke City.


No Domingo o Liverpool visitava o Norwich com uma motivação extra, pois em caso de vitória ampliavam a distância sobre o Chelsea para cinco pontos, podendo gerir melhor a partida da próxima semana em casa frente aos londrinos, que poderá ser decisiva para as contas do título. A equipa de Brendan Rodgers somou a 11ª vitória consecutiva, e entrou "a matar", com golos de Raheem Sterling aos 4 minutos, e Luis Suarez aos 11 - o golo nº 30 do uruguaio nesta edição da prova. O Liverpool foi gerindo a vantagem, e depois de Gary Hooper reduzir para o Norwich aos 54, Sterling repôs a diferença oito minutos depois. Robert Snodgrass ainda assustou com o segundo da equipa da casa, que ainda faz contas quanto à manutenção, mas os líderes sairiam de Carrow Road com três pontos importantíssimos, pois caso vençam o Chelsea em Anfield Road no próximo Domingo, e na visita ao Crystal Palace a 5 de Maio, podem festejar seis dias depois em casa frente ao Newcastle o primeiro título de campeão inglês em 24 anos.


Noutras contas, o Arsenal manteve o quarto lugar ao vencer fora o Hull City por 3-0. Os londrinos, afastados das competições europeias e da discussão do título querem pelo menos garantir o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, e têm ainda a final da Taça, que lhes pode dar o primeiro troféu em nove anos, e curiosamente vão encontrar em Wembley este mesmo adversário. Sem mais do que a FA Cup para discutir, e com as contas da manutenção mais ou menos bem encaminhadas, o Hull foi presa fácil para a equipa de Arsene Wenger, que marcou aos 31 por Aaron Ramsey, e duas vezes pelo alemão Lukas Podolski, uma em cima do intervalo, e outra aos 54 minutos. O Arsenal mantém um ponto de vantagem sobre o quinto, o Everton, enquanto o Hull é 14º, seis pontos acima da linha de água.


Finalmente em Goodison Park encontraram-se Everton e Manchester United, com vitória para os "toffees" por duas bolas a zero. Leighton Baines aos 28 minutos, de "penalty", e Kevin Mirallas aos 43 foram os autores dos golos que fizeram parte da recepção de boas vindas a David Moyes, treinador escocês do ManU, à casa que foi a sua durante 11 anos, antes de substituir sem sucesso o seu compatriota Alex Ferguson ao leme dos ainda campeões em título. Com esta derrota o Manchester United ficou matematicamente afastado da Liga dos Campeões da próxima época, e caso o Arsenal termine em 4º lugar ou o Hull City vença a taça, é quase preciso um milagre para ultrapassar o Tottenham no sexto lugar da Premier, e garantir pelo menos um lugar nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga Europa. A jornada 35 conclui-se hoje com a realização da partida Manchester City-West Bromwich.

Classificação (dez primeiros):

1 Liverpool 35 80
2 Chelsea 35 75
3 Manchester City 33 71
4 Arsenal 35 70
5 Everton 35 69
6 Tottenham Hotspur 35 63
7 Manchester United 34 57
8 Southampton 35 49
9 Newcastle United 35 46
10 Stoke City 35 44

Sem comentários: