segunda-feira, 28 de abril de 2014

Giggs o tácito, Mourinho o táctico


Mais um fim-de-semana, mais uma jornada da Premier League, que ficou ainda longe de ser decisiva. No Sábado o Everton foi ao The Dell perder por 2-0 frente ao tranquilo Southampton, e comprometeu seriamente as ambições ao 4º lugar, e a uma presença na Liga dos Campeões. Foi mesmo uma tarde de azar para os "toffees", que perderam com dois autogolos: o primeiro logo na jogada inaugural do encontro, com o paraguaio Antolin Alcaraz, que já jogou em Portugal, no Beira Mar, a trair o seu próprio guarda-redes, e aos 31 foi Seamus Coleman a imitá-lo. O Everton está em 5º lugar a um ponto do Arsenal, mas pode hoje ficar a 4, caso os londrinos vençam em casa o Newcastle.


Em Old Trafford o Manchester United goleou o aflito Norwich City por 4-0, na estreia de Ryan Giggs. Giggs entrou com o pé direito nesta sua nova carreira, e os seus ex-companheiros não o deixaram ficar mal, com Rooney e Mata a marcarem dois golos cada. O ManU continua em sétimo a seis pontos do Tottenham, e apesar de terem um jogo a mais os Spurs parecem não desarmar, tendo ido vencer ao terreno do Stoke City por uma bola a zero. No fundo da tabela o Swansea garantiu a manutenção após golear o Aston Villa por 4-1, deixando os "villains" ainda a fazer contas, enquanto o West Bromwich passou a respirar melhor, depois de vencer em casa o West Ham por 1-0. Complicada ficou a vida do Fulham, que empatou a duas bolas em casa frente ao Hull City.


Já no Domingo realizou-se o jogo grande desta ronda, com o Liverpool a receber o Chelsea - o primeiro contra o segundo classificado, com cinco pontos a separar ambas as equipas. O Liverpool procurava a 12ª vitória consecutiva, que carimbaria praticamente o primeiro título em 24 anos, enquanto para os "blues" só a vitória os manteria na corrida pelo 1º lugar. Mourinho voltou a mostrar mais uma vez génio táctico para este tipo de jogos, dando uma verdadeira lição de contra-ataque a Brendan Rodgers, com golos obtidos em momentos cirúrgicos: primeiro por Demba Ba em cima do intervalo, e o segundo já nos descontos da etapa complementar, por Willian, deixando o treinador português eufórico. Curiosamente a última derrota do Liverpool tinha sido exactamente frente ao Chelsea, em Stamford Bridge, no jogo da primeira-volta, a 30 de Dezembro.


O Manchester City aproveitou para lançar a confusão nas contas do título, ao ir vencer no reduto do Crystal Palace, que vinha de cinco vitórias consecutivas, por duas bolas a zero. Erin Džeko aos 4 minutos e Yaya Touré aos 41 fizeram os golos que deixam os "citizens" a depender apenas de si mesmos para conquistar o título. A formação de Manuel Pellegrini tem 77 pontos, contra 78 do Chelsea e 80 do Liverpool, mas um jogo a menos, e vantagem no confronto directo com o líder. Jáno início da tarde de Domingo o Sunderland deu mais um passo importante rumo à manutenção, ao golear por 4-0 o Cardiff City, e ascendendo ao 17º lugar, acima da linha de água. Os galeses por seu turno cairam no último lugar, e têm a manutenção muito complicada.

Classificação (dez primeiros):

1 Liverpool 36 80
2 Chelsea 36 78
3 Manchester City 35 77
4 Arsenal 35 70
5 Everton 36 69
6 Tottenham Hotspur 36 66
7 Manchester United 35 60
8 Southampton 36 52
9 Newcastle United 35 46
10 Stoke City 36 44

Sem comentários: