quarta-feira, 17 de abril de 2013

Morreu António Rato


António Rato, que foi o primeiro diretor do Aeroporto Internacional de Macau, morreu hoje no território vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte da Companhia do Aeroporto de Macau.

Tinha 59 anos (faria 60 no próximo dia 24) e faleceu esta manhã no Centro Hospitalar Conde São Januário, em Macau, vítima de doença prolongada.

Após um percurso profissional em Lisboa, onde trabalhou para a ANA- Aeroportos de Portugal e para o Ministério dos Assuntos Sociais - entre 1987 e 1990 -, António Rato chegou a Macau em 1994 para criar a ADA - Administração de Aeroportos, uma joint-venture entre a ANA e a China National Aviation Corporation que gere o aeroporto de Macau e se manteve na posse das duas empresas fundadoras até 2011, quando foi adquirida pela CAM - Companhia do Aeroporto de Macau.

No âmbito das suas funções na ADA, António Rato foi o primeiro diretor do Aeroporto Internacional de Macau, inaugurado oficialmente em dezembro de 1995, mas que estava em operações já desde novembro, cargo onde permaneceu até 1999.

Entre 2000 e 2002 esteve em Portugal, onde permaneceu na ANA em funções no gabinete do planeamento para o novo aeroporto de Lisboa, regressando a Macau para assumir cargos de direção na Companhia do Aeroporto local até 2010 e de assessor da Companhia do Aeroporto e membro da administração da ADA.

In Expresso

Sem comentários: