sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Curiosidades sobre o mundial de sub-17


Arranca hoje e até ao próximo dia 28 a 17ª edição do mundial de sub-17, e que se realiza em seis cidades da India. A Nigéria, vencedora das duas últimas edições, vem procurar o sexto título, e vai encontrar uma oposição de peso, desde os campeões sul-americanos Brasil, à Espanha, campeã europeia, e outras selecções com nomes menos sonantes no futebol sénior, mas que a este nível conseguem por vezes surpreender. Vamos a uma pequena análise do torneio, referindo algumas das suas curiosidades mais interessantes.


Portugal não tem grandes tradições nesta prova, e assim mais uma vez não se conseguiu qualificar. Contudo há um português na competição, e é nem mais que o treinador da equipa da casa, o nosso conhecido Luís Norton de Matos, que foi indigitado selecionador dos sub-17 da India em 1 de Março deste ano, depois de ter trabalhado em Portugal pela última vez no União da Madeira. Espera-lhe uma tarefa complicada, pois os jovens indianos estão no grupo A, com os Estados Unidos, Colômbia e Gana, equipas com muito mais experiência nestas andanças.


Sangue luso-angolano há também na selecção da Inglaterra, com este jovem promissor dos quadros do Manchester United, Angel Gomes, filho de Gil Gomes, que se estiverem recordados, foi campeão do mundo de sub-20 por Portugal em 1991. A Inglaterra conta com alguns nomes de peso para além de Angel, como são os casos de Jadon Sancho (Borussia Dortmund) ou Steven Sessegnon (Fulham). Recorde-se que a Inglaterra é actual campeã mundial de sub-20, e tem obtido excelentes resultados ao nível da formação.


Outro nome português, e também de apelido Gomes: Claúdio Gomes, um jovem de 17 anos de origem guineense das escolas do Paris SG, e que vai capitanear a selecção francesa. Outro nome a ter em conta nos gauleses é o avançado Willem Geubbels, que já fez a sua estreia pela equipa principal do Lyon, apesar dos seus 16 anos.


Um dos cabeças de cartaz da competição é sem dúvida Timothy Weah, filho do antigo internacional liberiano e vencedor do Balon D'or, George Weah, e de quem já falei neste artigo. Apesar de alinhar actualmente pelos sub-19 do Paris SG, Timothy aparece neste mundial a representar os Estados Unidos, país onde nasceu. Certamente que se se confirmar o seu talento, a França estará interessada numa eventual mudança de aliança por parte do jogador.


A Coreia do Norte participa neste mundial pela 5ª vez, e pela segunda consecutiva. Na equipa norte-coreana há seis jogadores de apelido Kim, e o treinador chama-se Kim Yong-su. Além da equipa da casa e dos norte-coreanos, os restantes representantes do continente asiático são o Irão, o Iraque e o Japão. A Nova Zelândia e a Nova Caledónia, esta última uma estreante, representam a Oceânia, enquanto que o Niger também faz a sua primeira participação como representante do continente africano, em conjunto com a Nigéria, Gana, Guiné e Mali.

Sem comentários: