sábado, 23 de abril de 2011

Turkish Delight


Sila Sahin está a correr a imprensa internacional, a modelo turca, capa da "Playboy" alemã, desafiou a cultura muçulmana ao posar nua para a revista. Nunca uma muçulmana o tinha feito.

Num mundo onde não usar véu é visto como uma afronta e pode significar um castigo para as mulheres, ao posar nua Sila Sahin foi mais longe. A família não gostou e já cortou relações com a modelo, que tem sido alvo de duras críticas da comunidade muçulmana em geral.

Na Alemanha, Sila Sahin já era conhecida antes desta capa, depois de ter participado numa telenovela, mas ninguém estava a espera que a modelo fosse tão longe, tendo em conta as suas origens.

Ao mesmo tempo, a notícia da sua ousadia lançou o debate sobre a repressão que as mulheres muçulmanas sofrem. “Para mim estas fotografias são um acto de libertação à repressão cultural que senti durante a minha infância”, diz a jovem de 25 anos na "Playboy", explicando, ao longo das 12 páginas, que se cansou de tentar a agradar a toda a gente.

“Com isto eu quero mostrar às jovens mulheres turcas que não há problema elas viverem como querem e da maneira que são, que não é indecente mostrar pele, e que devem sempre seguir os seus objectivos em vez de darem ouvidos aos outros.”

Na revista a modelo ocupa 12 páginas, onde surge em posições sensuais e sempre nua ou seminua, talvez por isso se sinta como “o Che Guevara”.

“Agora só espero que um dia os meus pais voltem a falar comigo”, conclui Sila Sahin, para quem posar para a revista não foi uma extravagância mas uma luta por todas as mulheres que sofrem com as regras da religião muçulmana.

In Publico

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem! Grande mulher! Que se dane o Deus Alá e viva a deusa Sila!

Anónimo disse...

mamilo censurado....

parece aquelas gajas que andam na rua de tal modo que de facto só não se vê o mamilo....

Anónimo disse...

viva Sila!!!!